UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

  • Daiane Ferreira FURG
  • Elaine Corrêa Pereira

Resumo

O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.

Publicado
2023-03-20
Como Citar
Ferreira, D., & Corrêa Pereira, E. (2023). UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS . Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17968