GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A VISÃO DE UMA GESTORA ESCOLAR

Autores

  • Giovanna Gallinari Franzo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE) https://orcid.org/0000-0002-5537-4910
  • Nayara Carolino Miranda Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE) https://orcid.org/0000-0001-6733-8354
  • Wesley Piante Chotolli Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE); Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP/Marília)

DOI:

https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17972

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Gestão escolar, formação docente, cotidiano escolar

Resumo

No ambiente escolar, observa-se constantemente eventos que possibilitam debates sobre como as questões de gênero e sexualidade são vivenciadas nas instituições escolares. Assim, verificou-se a necessidade de compreender a maneira tal qual uma gestora escolar vivencia e atua nestes espaços. Por meio de pesquisa com abordagem qualitativa com o uso de entrevista semiestruturada e análise de discurso, pretendeu-se analisar como uma gestora de escola pública de um município do interior paulista interpreta as questões de gênero e sexualidade em sua trajetória profissional. É possível concluir que o espaço escolar é marcado por ações hostis tensionadas por questões sociais, mesmo que se tenha uma aparente preocupação com os cenários de integração para os sujeitos frequentadores da educação. Em consonância, a demanda por cursos de formação é identificada, principalmente a partir da preocupação com as terminologias sobre as áreas aqui referenciadas.

Biografia do Autor

  • Giovanna Gallinari Franzo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE)

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE), Penápolis/SP, Brasil.

  • Nayara Carolino Miranda, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE)

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE), Penápolis/SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

GALLINARI FRANZO, Giovanna; CAROLINO MIRANDA, Nayara; PIANTE CHOTOLLI, Wesley. GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A VISÃO DE UMA GESTORA ESCOLAR. Revista GESTO-Debate, [S. l.], v. 23, n. 01-30, 2023. DOI: 10.55028/gd.v7i01.17972. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17972. Acesso em: 31 jan. 2026.