LIBERDADE DE ENSINAR: CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HEGEMONIA

Palavras-chave: Liberdade de ensinar. Nova hegemonia. Intelectual Orgânico. Educação Básica.

Resumo

Este ensaio vale-se de reflexões gramscianas como fundamento na defesa da imprescindibilidade da liberdade de ensinar dos/as professores/as da Educação Básica no bojo do projeto de construção de uma nova hegemonia —alicerçada nos interesses do povo. Para isso, percorre o caminho argumentativo de mostrar: em primeiro lugar, a relevância da profissão docente na conformação das sociedades modernas; e, a partir daí, a visão de Gramsci tanto no que tange à importância estratégica da instituição escolar para a autodeterminação das classes subalternas quanto no que se refere ao  “tipo” de intelectual que ela deve formar para que uma vontade coletiva de base popular se constitua.

Biografia do Autor

Lorena Forti, PPFH-Uerj

Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-Uerj). Mestre em Educação (PUC-Rio). Graduada em Filosofia (Uerj), Comunicação Social- Jornalismo (Uerj) e Letras (Uninter). Professora da rede particular de ensino. Integrante do Grupo These - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF).

Publicado
2023-06-27
Como Citar
Forti, L. (2023). LIBERDADE DE ENSINAR: CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HEGEMONIA. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18499