A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto, na percepção dos professores da disciplina matemática e suas tecnologias, do ensino médio da rede estadual de Diamantina/MG. Este estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da técnica análise de conteúdo. Constatou-se que os professores tiveram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto, pois não possuíam habilidades para o uso didático das tecnologias, além de outros obstáculos do momento vivido. Contudo, esses profissionais se capacitaram ao longo desse período e conseguiram, no pós-pandemia, continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para ministrar suas aulas, compreendendo a contribuição delas para a dinamização do ensino e, consequentemente, para o favorecimento da aprendizagem.

Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Biografia do Autor

Denise da Silva Braga, Docente da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Vice Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação - UFVJM. Docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (2012). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisadora do campo do currículo com ênfase nas questões da diferença, das sexualidades e gêneros, sobretudo das identidades LGBT. Autora do livro "Corpos estranhos se tornam matéria: identidades LGBT no currículo da escola".

Publicado
2023-06-28
Como Citar
de Oliveira Monteiro, F., & da Silva Braga, D. (2023). A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: . Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18651