A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto, na percepção dos professores da disciplina matemática e suas tecnologias, do ensino médio da rede estadual de Diamantina/MG. Este estudo é classificado como descritivo, de abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da técnica análise de conteúdo. Constatou-se que os professores tiveram dificuldades em se adaptar ao ensino remoto, pois não possuíam habilidades para o uso didático das tecnologias, além de outros obstáculos do momento vivido. Contudo, esses profissionais se capacitaram ao longo desse período e conseguiram, no pós-pandemia, continuar utilizando as ferramentas tecnológicas para ministrar suas aulas, compreendendo a contribuição delas para a dinamização do ensino e, consequentemente, para o favorecimento da aprendizagem.
Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.