MÉTODO ONTOLÓGICO MARXISTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavras-chave: Método, Formação de Professores, Educação

Resumo

O presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.

Publicado
2023-08-16
Como Citar
Cristina Santana Rossi, A. (2023). MÉTODO ONTOLÓGICO MARXISTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18851