EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE

uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonial

  • Gabriel Mattos Ornelas UFMG
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Desenvolvimento, Sustentabilidade, Território, Pensamento Decolonial

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.

Publicado
2023-11-12
Como Citar
Mattos Ornelas, G., & Cristina de Moura Carvalho, I. (2023). EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18996
Seção
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável