ABORDAGENS CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO PORTUGUÊS

  • Emanuel Vasconcelos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Belmiro Gil Cabrito
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa; Educação para o Desenvolvimento; Educação para a Cidadania.

Resumo

Em Portugal, a temática do Desenvolvimento Sustentável está assente no curriculo nacional, quer no ensino primário (ensino fundamental), como também, no ensino básico (continuação do ensino fundamental) e ensino secundário (ensino médio). Sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem-avaliação de todos os alunos e alunas, inseridos no sistema educativo português, torna-se pertinente estudar acerca da forma como é abordada, na sala de aula, de modo a cumprir os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, das Nações Unidas. Neste sentido, o presente artigo consubstancia as abordagens adotadas pelo Ministério da Educação português, no que concerne às áreas temáticas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para o Desenvolvimento, conforme o conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania. 

Publicado
2023-11-12
Como Citar
Vasconcelos, E., & Gil Cabrito, B. (2023). ABORDAGENS CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO PORTUGUÊS. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18998
Seção
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável