ENSINO, APRENDIZAGEM E SABERES PEDAGÓGICOS ESCOLARES: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Saberes Pedagógicos, Educação

Resumo

O presente artigo é uma mediação por meio da qual explicitamos os vínculos entre a prática de ensino e aprendizagem, tendo como foco as potencialidades investigativas que os saberes pedagógicos podem oferecer à ciência pedagógica e, de modo mais amplo, ao próprio debate e práxis educacional. Esse procedimento metodológico é inerente à Pedagogia Humano-Processual que possui como objetivo contribuir com realizações efetivas da pedagogia compreendida como ciência da e para a educação. Nesse sentido, compreendemos que a sistematização de saberes pedagógicos oriundos da prática e refletidos teoricamente apresentam relevantes potencialidades para a pesquisa e para inspirar outras ações de agentes, em muitos casos, distantes geograficamente das abordagens iniciais.

Publicado
2024-02-15
Como Citar
Santana Rossi, A. C., & Rossi, R. (2024). ENSINO, APRENDIZAGEM E SABERES PEDAGÓGICOS ESCOLARES: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.20232
Seção
Artigos