NARRATIVAS E INCLUSÃO: EXPLORANDO O POTENCIAL DO RPG NA EDUCAÇÃO GAMIFICADA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Willian Steffan Hoher Megiolaro Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernanda Megiolaro Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPGC&B) Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC https://orcid.org/0000-0003-1671-2662
  • Katia Mônica Verdim Eggert Programa de Pós Graduaão em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE/CED/UFSC https://orcid.org/0000-0002-4458-5210
Palavras-chave: Jogos. Narrativas. Deficiência Visual. Inclusão. Acessibilidade

Resumo

O Role-Playng Game (RPG) é um jogo que pode ser explorado de diversas formas, com infinitas possibilidades. Assim, por meio de uma revisão integrativa com caráter exploratório, a pesquisa se faz para atender demandas da educação por novos meios didáticos inclusivos. Assim confirmando o potencial ferramental do RPG na acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual (PcDV) na educação. Foram identificadas barreiras enfrentadas por PcdV, e impactos que a utilização do RPG traz no ambiente educacional, como também resultados relevantes do potencial  e seus elementos característicos como meio de acessibilidade, socialização, integração e inclusão, permeando estratégias de Game design. O formato simples, imaginativo e oral deste jogo pode atrair atenção e engajamento, possibilitando a integração dos mesmos, clarificando assim, que o RPG é uma ponte de acessibilidade e inclusão na educação de PcDV.

Biografia do Autor

Fernanda Megiolaro, Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPGC&B) Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Mestre pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciência e Biotecnologia (PPGC&B) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2016) e graduada em Biotecnologia Industrial (2008) pela mesma instituição. Atua principalmente na área de microbiologia. Atuou por 8 anos como técnica de laboratório na Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde atuou também como docente nos cursos de Biotecnologia Industrial, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária Ambiental. 

Katia Mônica Verdim Eggert, Programa de Pós Graduaão em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE/CED/UFSC

Katia Monica Verdim Eggert. Mestranda do Programa de Pós Graduaão em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE/CED/UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: katiaverdim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4458-5210. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8474749007222189.

Publicado
2024-04-16
Como Citar
Hoher Megiolaro, W. S., Megiolaro, F., & Verdim Eggert, K. M. (2024). NARRATIVAS E INCLUSÃO: EXPLORANDO O POTENCIAL DO RPG NA EDUCAÇÃO GAMIFICADA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.20287
Seção
Artigos