FORTALECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Competências socioemocionais; Desenvolvimento integral; Educação infantil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a importância do fortalecimento das competências socioemocionais na primeira infância como um elemento fundamental para promover o desenvolvimento integral na Educação Infantil. Na primeira seção, são abordadas as competências socioemocionais na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular e as pesquisas relacionadas ao tema na Educação Infantil. Já na segunda seção, a análise se concentra no trabalho com essas competências em sala de aula, destacando o papel dos professores e dos alunos diante desse novo enfoque na Educação Infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como instrumento para coleta de dados. O artigo nos proporciona pensar sobre o fortalecimento das competências socioemocionais na primeira infância como fator primordial para promover o desenvolvimento integral desde a primeira infância.

Biografia do Autor

Suellen Pammela Costa Matos, Univali

Mestranda em educação pela Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada em Psicopedagogia. Atua como professora da educação infantil na rede de ensino da Prefeitura de Fortaleza desde 2010. E-mail: suellenpammela@gmail.com.

Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, UNIVERSIDADE VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI

Doutora em Educação – Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Mestre em Educação - UNIVALI (2018). Coordenadora institucional (UNIVALI) do Programa Residência Pedagógica.

Publicado
2024-05-25
Como Citar
Costa Matos, S. P., & de Lima Siqueira dos Santos, B. C. (2024). FORTALECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista GESTO-Debate, 8(01). https://doi.org/10.55028/gd.v8i01.20960
Seção
Artigos