A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Literatura Infantil. Trabalho Integrado. Ensino e Educação de Qualidade.

Resumo

Este artigo é um relato de um trabalho desenvolvido em uma turma de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo demonstrar que a literatura pode se constituir um recurso importante no ensino da Geografia. Metodologicamente, desenvolveu-se a escolha da obra, a análise e a culminância. O referencial teórico foi constituído por autores do campo da geografia e do campo da literatura. Os resultados apontam que esse recurso possibilita o trabalho com conceitos como paisagem, território, lugar e região, além de outros. Concluiu-se que a literatura favorece a superação da tradição mnemônica na Geografia, pode integrar outras áreas de conhecimento e contribuir com um ensino e uma educação de melhor qualidade.

Biografia do Autor

Sra Andreia Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sra. Dalila, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sra. Leticia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Publicado
2024-09-07
Como Citar
Marinho, Z., Oliveira, A. L., Pereira, D. B., & silva, L. Ângelo R. D. (2024). A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21664
Seção
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável