Ciência Aberta

A Revista GESTO-Debate coaduna com os princípios da Ciência Aberta, compreendida como:

"Ciência Aberta é a prática da ciência de forma que outros possam colaborar e contribuir, onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estão disponíveis gratuitamente, em termos que permitem a reutilização, redistribuição e reprodução da pesquisa e seus dados e métodos subjacentes" (FOSTER OPEN SCIENCE)

Desse modo, a partir de maio de 2023, todos os pareceristas que quiserem continuar e passar a fazer parte de nossas avaliações, concordarão em disponibilizarem os seus pareceres (sem seus nomes) publicamente junto com a publicação dos textos, caso aprovados.

As avaliações dos artigos aparecerão ao final do texto, após as referências sem os nomes dos pareceristas.

Vantagens dos pareceres abertos, com autoria dos pareceristas: 1) reconhecimento do trabalho dos pareceristas; 2) possibilidade dos autores/as aprofundarem suas análises científicas e; 3) publicização dos pareceres e potencialidades formativa para leitores/as e pesquisadores em educação.

Contribuimos, com efeito, com a disseminação do conhecimento em todas as suas etapas e com o caráter formativo de novos/as pesquisadores/as.

Para saber mais, acesse aqui os slides da palestra do Prof. Dr. Rafael Rossi sobre Ciência Aberta e Sustentabilidade realizada no dia 08/05 às 19h no auditório da AGEAD na UFMS em Campo Grande, MS em razão do lançamento de abertura do Dossiê Temático "Abordagens Críticas em Educação e Desenvolvimento Sustentável". 

Para acessar o vídeo da palestra, clique aqui.  

Atenciosamente,

Equipe Editorial