A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica

  • Mariana de Cássia Assumpção
  • Efrain Maciel e Silva
  • Newton Duarte

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar a gênese e o desenvolvimento da arte na concepção estética lukacsiana, estabelecendo relações entre esta concepção de arte e as suas formas de ensino na pedagogia histórico-crítica. Este é um estudo teórico que utilizou o método histórico-dialético e a pesquisa bibliográfica tendo como fonte principal a estética lukacsiana e a pedagogia histórico-crítica. Em sua gênese, a arte apresentou traços mágicos, que foram sendo superados dialeticamente no percurso de seu desenvolvimento humano-social, apresentando uma forma imanente e concreta de expressar a realidade e a subjetividade humana. A educação escolar, valendo-se dessa evolução dialética da arte, deve tomá-la com objeto de ensino promovendo, assim, o desenvolvimento dos indivíduos em suas máximas potencialidades e possibilidades, na medida em que transforma a subjetividade, a concepção de mundo, a compreensão da realidade e a vida dos seres humanos.

Publicado
2022-09-19
Cómo citar
Assumpção, M. de C., Maciel e Silva, E., & Duarte, N. (2022). A Estética Lukácsiana como Fundamento do Ensino de Arte na Pedagogia Histórico-Crítica. Revista GESTO-Debate, 3(01-04). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17087
Sección
Artigos