A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana

  • Ivo Tonet

Resumen

A literatura sobre formação de professores é abundantíssima. Pode-se, sem receio, afirmar que a maioria admite, implícita ou explicitamente, a ideia de que uma boa formação de professores tem, como condições fundamentais, a destinação ampla de recursos e uma política educacional adequada. Não se pergunta, de modo geral, qual o sentido e quais os objetivos da educação e da formação de professores. Na verdade, aceitam-se sem questionamentos, os fins estabelecidos pela Constituição. Ora, como vivemos em uma sociedade de classes, essas indagações são imperativas. Para além daquelas condições, é preciso perguntar: formar para a reprodução dessa sociedade, essencialmente desigualitária e cada vez mais desumana ou para a construção de uma sociedade igualitária e onde todos possam desenvolver amplamente a sua humanidade? Também é preciso perguntar se é possível, e em que medida, formar professores com vistas a esse último objetivo, que é a emancipação humana.

Publicado
2022-09-19
Cómo citar
Tonet, I. (2022). A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana. Revista GESTO-Debate, 3(01-04). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091
Sección
Artigos