Sistemas Agroflorestais Silviculturais Medicinais e Ornamentais: Potencialidades para a Agricultura Familiar

Resumen

O estudo destaca a importância da utilização de espécies nativas do Cerrado com potencial medicinal, ornamental e ecológico em Sistemas Agroflorestais (SAFs), em consonância com a década da restauração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa identificou 78 espécies nativas do Cerrado promissoras, selecionadas  por meio de revisão bibliográfica em periódicos científicos e bases de dados, com base em critérios como valor ornamental, uso medicinal tradicional, função ecológica e compatibilidade com SAFs. Os resultados evidenciam que essas espécies apresentam atributos que favorecem sistemas produtivos, resilientes e multifuncionais, além de fortalecerem práticas tradicionais e contribuírem para a valorização sociocultural e ecológica do Cerrado.

Biografía del autor/a

Sarita Silva de Vila Feltrini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Arquiteta e urbanista, mestre e doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Áreas de interesse: paisagismo; ecologia; sustentabilidade; espécies nativas; SAFs.

Eriki Miller Lima Luiz Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor e biólogo, mestrando em Recursos Naturais pela UFMS, com pesquisas voltadas para plantas medicinais, saberes e culturas dos povos indígenas do Brasil.

Publicado
2025-12-09
Cómo citar
Silva de Vila Feltrini, S., & Miller Lima Luiz Paiva, E. (2025). Sistemas Agroflorestais Silviculturais Medicinais e Ornamentais: Potencialidades para a Agricultura Familiar. Revista GESTO-Debate, 25(01). https://doi.org/10.55028/gd.v25i01.24264