Evidence of Semantic Association in Technology-Related Vocabulary: a corpus study of collocations
Evidência de Associação Semântica em Vocabulário Relacionado com a Tecnologia: um estudo de corpus sobre colocações
Resumo
Este artigo apresenta um estudo semântico de palavras baseadas em corpora cujos significados estão relacionados à tecnologia, explorando como tais palavras foram semanticamente cunhadas ao longo do tempo em seus colocados mais frequentes. Neste estudo, contamos com três corpora distintos (DAVIES, 2010): The Corpus of Contemporary American English (COCA) e o Corpus of Historical American English (COHA) foram utilizados como fonte de dados sobre a língua inglesa. Os dados da língua portuguesa foram coletados do corpus do português NOW (Notícias na Web). Os procedimentos de triagem foram, respectivamente: a) Seleção (palavras que provavelmente mudaram semanticamente ao longo dos anos); b) Comparação (verificação das colocações e sua frequência); coleta: foi criado um arquivo com todas as comparações quanto à frequência e força de fixação). Para verificar a existência de grupos estatisticamente diferentes, aplicou-se o teste T e considerou-se a porcentagem de aparição para os colocados-alvo e também o MI score. Os resultados indicaram mudanças significativas nas palavras relacionadas ao meio da internet quando o tempo e a posição do colocado foiram considerados. Resultados semelhantes também foram encontrados tanto para o português quanto para o inglês. Além disso, os dados revelaram que os três colocados mais frequentes para as palavras-alvo, quando considerado o tempo presente, não só demonstraram uma mudança clara no significado relacionado à tecnologia, mas também apresentaram uma maior força de vinculação.
Referências
BRANDÃO, L. M; SILVA, J. S. Transformações lexico-semânticas correlatas à influência da internet. Trama, Marechal Cândido Rondon, v.16, n. 37, p. 4-17, 2020. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23604. Acesso em: 20 set. 2020.
CRYSTAL, D. The Effect of New Technology on English. 2013. Disponível em: https://eltbookshelf.wordpress.com/2015/05/24/david-crystal-the-effect-of-new-technologies-on-english/. Acesso em: 29 mai. 2020.
DAVIES, M. The Corpus of Contemporary American English as the first reliable monitor corpus of English. Literary and Linguistic Computing, Oxford, v. 25, n. 4, p. 447–464, 2010. Disponível em: https://academic.oup.com/dsh/article-abstract/25/4/447/997323. Acesso em: 29 mai. 2020.
DICIONÁRIO Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. Todas as palavras de A a Z. (2009-2020). Disponível em: https://www.dicio.com.br/perfil/. Acesso em: 29 mai. 2020.
GABLASOVA, D.; BREZINA, V.; MCENERY, T. Collocations in Corpus-Based Language Learning Research: Identifying, Comparing, and Interpreting the Evidence. Language learning, v. 67, p. 155-179, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/lang.12225. Acesso em: 20 set. 2020.
JIA-YING, H.; YUAN-YUAN, S. A Corpus-based Study on Collocation and Colligation of "Soil" in Agricultural English. Journal of Northeast Agricultural University (English Edition), v. 21, n. 4, p. 86-92, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1006810415300246. Acesso em: 20 set. 2020.
LAUFER, B.; WALDMAN, T. Verb-Noun Collocations in Second Language Writing: A Corpus Analysis of Learners’ English. Language Learning, v. 61, n. 2, p. 647-672, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-9922.2010.00621.x. Acesso em: 20 set. 2020.
MCENERY, T. et al. Corpus Linguistics, Learner Corpora, and SLA: Employing Technology to Analyze Language Use. Annual Review of Applied Linguistics, v. 39, p. 74-92, 2019. Disponivel em: https://www.cambridge.org/core/journals/annual-review-of-applied-linguistics/article/corpus-linguistics-learner-corpora-and-sla-employing-technology-to-analyze-language-use/9043EF90E605FCE276CEF6C375A4C9C8. Acesso em: 20 set. 2020.
MCENERY, T. et al. Corpus Linguistics, Learner Corpora, and SLA: Employing Technology to Analyze Language Use. Annual Review of Applied Linguistics, v. 39, p. 74-92, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334632975_Corpus_Linguistics_Learner_Corpora_and_SLA_Employing_Technology_to_Analyze_Language_Use. Acesso em: 29 mai. 2020.
ROBINSON, M., Duncan, D. Holistic Approaches to Syntactic Variation: Wh-all Questions in English. University of Pennsylvania Working Papers in Linguistics, Pennsylvania, v. 25, n. 1, 2019. Disponível em: https://repository.upenn.edu/pwpl/vol25/iss1/23. Acesso em: 29 mai. 2020.
STUBBS, M. Words and Phrases: Corpus Studies of Lexical Semantics. Hoboken: Blackwell Publishers, 2001.
POZNANSKI, V. et al. An apparatus for, and a method of, identifying collocates in order to distinguish readly between different collocations. PATENTE número 2002/0007266A1, registrada em 03 de setembro de 1998. Disponível em: https://www.freepatentsonline.com/y2002/0007266.html. Acesso em: 20 set. 2020.
VIOLA, L. A corpus-based investigation of language change in Italian: The case of grazie/ringraziare di and grazie/ringraziare per. Journal of Historical Linguistics, v. 7, n. 3, p. 372-388, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322727266_A_corpus-based_investigation_of_language_change_in_Italian_The_case_of_grazieringraziare_di_and_grazieringraziare_per. Acesso em: 20 set. 2020.
ZAABALAWI, R. S. English Collocations versus Arabic Collocations: A Pedagogical Dimension. The Reading Matrix: An international online journal, v. 19, n. 1, p. 167-180, 2019. Disponível: http://www.readingmatrix.com/archive/19/1. Acesso em: 20 set. 2020.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.