A clareza do não-dito:

a pragmática de J.D. Salinger

  • Eduardo Forgiarini Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/
Palavras-chave: Teoria da relevância, Linguística, Literatura, J.D. Salinger

Resumo

Este artigo falará sobre o livro Nove histórias, de J.D. Salinger. No entanto, o conto Um dia perfeito para peixes-banana, o primeiro dos nove, parece ser o ponto fora da curva dessa unidade que constitui o livro. Por esse motivo, será ele o objeto de análise escolhido, na tentativa de entender e explicar o porquê dessa dissonância com o livro todo. A abordagem a ser usada para tanto será a da Teoria da Relevância, por natureza, pragmático-cognitiva. Essa teoria se deve às afirmações do filósofo da linguagem Paul Grice, e aqui dispor-se-á segundo os pressupostos de Deirdre Wilson e Dan Sperber (2005), ambos ancorados no modelo inferencial de Grice. A conclusão do estudo é a de que não apenas Salinger deixa toda a sua história bastante clara, dentro das entrelinhas, por antecipações e ocultações de informação, mas também o faz para que busquemos a relevância contida na sua ficção.

Referências

CHAGAS, Pedro D.; BITTENCOURT, Náira. Sobre as funções e a materialidade linguística da ficção. Letras & Letras, v. 35, n. 1, p. 19-43, 2019.

NAZÁRIO, Maria de Lurdes. Estudo pragmático: a teoria da relevância no processo comunicativo. REVELLI–Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 3, p. 2-56, 2011.

SALINGER, J.D. Nove Histórias. São Paulo: Todavia, 2019. Tradução de Caetano W. Galindo.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Teoria da Relevância. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 5, n. esp., p. 221-268, 2005. Tradução de Fábio José Rauen e Jane Rita Caetano da Silveira.
Publicado
2024-09-17
Como Citar
Forgiarini, E. (2024). A clareza do não-dito:. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 27(54), 32-41. https://doi.org/10.55028/papeis.v27i54.13291
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes