A clareza do não-dito:
a pragmática de J.D. Salinger
Resumo
Este artigo falará sobre o livro Nove histórias, de J.D. Salinger. No entanto, o conto Um dia perfeito para peixes-banana, o primeiro dos nove, parece ser o ponto fora da curva dessa unidade que constitui o livro. Por esse motivo, será ele o objeto de análise escolhido, na tentativa de entender e explicar o porquê dessa dissonância com o livro todo. A abordagem a ser usada para tanto será a da Teoria da Relevância, por natureza, pragmático-cognitiva. Essa teoria se deve às afirmações do filósofo da linguagem Paul Grice, e aqui dispor-se-á segundo os pressupostos de Deirdre Wilson e Dan Sperber (2005), ambos ancorados no modelo inferencial de Grice. A conclusão do estudo é a de que não apenas Salinger deixa toda a sua história bastante clara, dentro das entrelinhas, por antecipações e ocultações de informação, mas também o faz para que busquemos a relevância contida na sua ficção.
Referências
NAZÁRIO, Maria de Lurdes. Estudo pragmático: a teoria da relevância no processo comunicativo. REVELLI–Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 3, p. 2-56, 2011.
SALINGER, J.D. Nove Histórias. São Paulo: Todavia, 2019. Tradução de Caetano W. Galindo.
SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Teoria da Relevância. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 5, n. esp., p. 221-268, 2005. Tradução de Fábio José Rauen e Jane Rita Caetano da Silveira.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.