Gramática e texto: repensando o ensino e aprendizagem de língua materna

  • Francisco Walisson Ferreira Dodó UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Gramática, Livro Didático, Reflexões Sobre o Ensino de Língua Materna.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que modo os conteúdos gramaticais vêm sendo trabalhados no livro didático. Para o cumprimento da nossa proposta, escolhemos as orações subordinadas substantivas. As reflexões levantadas no presente artigo baseiam-se em escritores como Irandé Antunes (2003,2007), Bortoni-Ricardo (2004), Luciano Amaral de Oliveira (2010), Travaglia (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) do Ensino Médio. A partir da discussão proposta, sugerem-se paradigmas para nortear pragmaticamente o fazer docente, no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem e da ampliação e do desenvolvimento das habilidades linguístico-comunicativas dos nossos alunos. Este estudo contribuirá, portanto, com o trabalho do professor de língua materna fomentando uma postura crítico-reflexiva a respeito do tratamento do ensino da gramática na sala de aula. Como resultados, nossa análise mostrou que, embora este conteúdo tenha mostrado avanço quanto o seu trabalho no material didático, sua abordagem apresenta, entretanto, uma lacuna: a exclusão do texto como o foco do ensino gramatical.

 

Biografia do Autor

Francisco Walisson Ferreira Dodó, UFC - Universidade Federal do Ceará
Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará
Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Universidade Estadual do Ceará
Professora Doutora do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BUNZEN, Clécio, MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

DIONISIO, Angela Paiva, MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros Textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de. 4. Ed. São Paulo: Ática, 2006.

FARACO, Carlos Emílio & MOURA, Francisco Marto de. MARUXO JÚNIOR, José Hamilton. Língua Portuguesa: Linguagem e Interação. Volume III. São Paulo: Ática: 2010.

GUEDES, Paulo Coimbra. A formação do professor de Português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

OLIVEIRA, Luciano Amaral de. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado
2018-03-16
Como Citar
Dodó, F. W. F., & Carneiro, S. N. V. (2018). Gramática e texto: repensando o ensino e aprendizagem de língua materna. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(39), 56-77. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3101
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica