Gramática e texto: repensando o ensino e aprendizagem de língua materna
Résumé
Este trabalho tem como objetivo analisar de que modo os conteúdos gramaticais vêm sendo trabalhados no livro didático. Para o cumprimento da nossa proposta, escolhemos as orações subordinadas substantivas. As reflexões levantadas no presente artigo baseiam-se em escritores como Irandé Antunes (2003,2007), Bortoni-Ricardo (2004), Luciano Amaral de Oliveira (2010), Travaglia (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) do Ensino Médio. A partir da discussão proposta, sugerem-se paradigmas para nortear pragmaticamente o fazer docente, no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem e da ampliação e do desenvolvimento das habilidades linguístico-comunicativas dos nossos alunos. Este estudo contribuirá, portanto, com o trabalho do professor de língua materna fomentando uma postura crítico-reflexiva a respeito do tratamento do ensino da gramática na sala de aula. Como resultados, nossa análise mostrou que, embora este conteúdo tenha mostrado avanço quanto o seu trabalho no material didático, sua abordagem apresenta, entretanto, uma lacuna: a exclusão do texto como o foco do ensino gramatical.
Références
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