Letramento multissemiótico: uma abordagem dos regimes de interação em infográficos

  • Carolina Fernandes da Silva Mandaji UTFPR
  • Fernanda Soranzo
Palavras-chave: Letramento, Infográfico, Sociossemiótica, Regimes de interação.

Resumo

O advento da tecnologia envolve todas as áreas do conhecimento e marca também o rápido acesso à informação e com isso a circulação cada vez mais recorrente de textos multissemióticos. Diante disso, este artigo tem como objetivo investigar a ressignificação da leitura por meio das multissemioses presentes no gênero infográfico.  Para tanto, foi necessário observar a interação entre sujeito-leitor e mídia a fim de verificar quais são os regimes de sentido que estão presentes durante a leitura de um infográfico impresso e outro digital. Além disso, foi preciso também descrever a função da escola na efetivação do letramento e na formação de leitores críticos, caracterizar o letramento multissemiótico, o percurso gerativo de sentido e também os regimes de interação. O trabalho está embasado em especialistas do ensino de leitura e do letramento (Soares, 1998, Rojo, 2009; entre outros), na semiótica discursiva de Greimas (2004), nos estudos voltados para a sociossemiótica de Landowski (2005) e nos estudos sobre enunciação de Oliveira (2013). Os resultados demonstraram que é preciso um ensino de leitura contextualizado em sala de aula que leve em consideração as diferentes linguagens de um texto e também o suporte, pois os regimes de interação mudam quando se muda a materialidade do texto. Esta pesquisa é destinada a toda comunidade de docentes de Língua Portuguesa a fim de contribuir para o ensino de leitura de textos multissemióticos.

Referências

CASTRO, GRASIELE. Uma geração conectada. Correio Braziliense. Disponível em:<http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica>. Acessado em 02 de março de 2015.

DIONÍSIO, Ângela Paiva Maria. Gênero multimodal e multiletramento. Rio de Janeiro: Lucern, 2005

FIORIN, José Luiz. Elementos da análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2002

GREIMAS, Algirdas Julius Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia (org.). Semiótica Plástica. São Paulo: Haeker Editores, 2004.

GOMES, Regina Souza. A interação no Jornal. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia (org.). As interações sensíveis. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013

KOCH, Igdore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2.ed.São Paulo:Contexto, 2009.p. 09-35

LANDOWSKI, Eric. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Edições CPS, 2005a.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

OLIVEIRA, Ana Cláudia; As interações discursivas. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia (org.). As interações sensíveis. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphim. O sincretismo entre as semióticas verbal e visual. Revista Intercâmbio. Volume XV. São Paulo: PUCSP, 2006.

PORTILHO, Gabriela. Pisa: uma análise comparativa. Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/pisa-analise-comparativa-avaliacao-ranking-educacao-725258.shtml> Acessado em 10 de novembro de 2014

REBOUÇAS. Moema Martins. Contribuições da sociossemiótica para as pesquisas na educação. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia (org.). As interações sensíveis. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escola Conectada: os multiletramentos e os TICs. São Paulo: Parábola, 2013

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: o que dizem os números do INAF 2001. São Paulo: Global, 2004. p.89-113.

ROJO, Roxane. Letramento: um tema de três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ROJO, Roxane. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Nº 25, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf> Acessado em 10 de novembro de 2004.

STREET. Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1ªed. São Paulo: Parábola, 2014.

TARSO, Augusto. O que acontece numa turbulência de avião. Revista Superinteressante. Disponível em<http://super.abril.com.br/multimidia/info_432780.shtml> Acessado em 20 de março de 2015.

Publicado
2018-03-16
Como Citar
Mandaji, C. F. da S., & Soranzo, F. (2018). Letramento multissemiótico: uma abordagem dos regimes de interação em infográficos. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(39), 78-105. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3169
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica