Letramento multissemiótico: uma abordagem dos regimes de interação em infográficos
Resumo
O advento da tecnologia envolve todas as áreas do conhecimento e marca também o rápido acesso à informação e com isso a circulação cada vez mais recorrente de textos multissemióticos. Diante disso, este artigo tem como objetivo investigar a ressignificação da leitura por meio das multissemioses presentes no gênero infográfico. Para tanto, foi necessário observar a interação entre sujeito-leitor e mídia a fim de verificar quais são os regimes de sentido que estão presentes durante a leitura de um infográfico impresso e outro digital. Além disso, foi preciso também descrever a função da escola na efetivação do letramento e na formação de leitores críticos, caracterizar o letramento multissemiótico, o percurso gerativo de sentido e também os regimes de interação. O trabalho está embasado em especialistas do ensino de leitura e do letramento (Soares, 1998, Rojo, 2009; entre outros), na semiótica discursiva de Greimas (2004), nos estudos voltados para a sociossemiótica de Landowski (2005) e nos estudos sobre enunciação de Oliveira (2013). Os resultados demonstraram que é preciso um ensino de leitura contextualizado em sala de aula que leve em consideração as diferentes linguagens de um texto e também o suporte, pois os regimes de interação mudam quando se muda a materialidade do texto. Esta pesquisa é destinada a toda comunidade de docentes de Língua Portuguesa a fim de contribuir para o ensino de leitura de textos multissemióticos.
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