Da vida para a escola: práticas orais lúdicas revisitadas em um curso de formação continuada de professores

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília

Resumo

O texto apresenta o relato de experiência do trabalho com atividades orais permeadas de ludicidade que foram ressignificadas durante o curso Rodas de Brincar, oferecido no 1ºsem/2016 para os professores-formadores atuantes nas Oficinas Pedagógicas do DF, no espaço da EAPE. Participaram 38 professores de várias disciplinas e etapas de ensino. Por meio de diversas vivências, foram abordadas práticas como: narração de histórias, poemas, quadrinhas populares, rodas de versos – líricas, de desafio e de lorota -, parlendas, cantigas populares e toda a musicalidade que emerge de tais práticas. Para a fundamentação teórica, contribuíram: Sílvio Romero (1954), Jacqueline Heylen (1991), Paulo Freire (1996), Loureiro e Tatit (2013), Gomes e Moraes (2013), Kishimoto (1998), Câmara Cascudo (2010), Saraiva (2011), Mário de Andrade (2002), Lucilene Silva (2014), Luckési (2014), dentre outros. 

Biografia do Autor

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília
Mestranda pelo PPG-CEN - UnB, sobr orientação da Prof. Dra. Luciana Hartann. Graduada em Letras e Dança. Professora da Secretaria de Educação do DF desde 1993, atuando com formação continuada na Oficina Pedagógica de Ceilândia desde 2008.

Referências

ANDRADE, M. D. Danças Dramáticas do Brasil; edição organizada por Oneida Alvarenga. 2ª. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

ARAÚJO, Alceu. Maynard. Folclore Nacional II: dança, recreação e música. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (obras escolhidas, vol I). 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012

CASCUDO, L. D. C. Vaqueiros e cantadores para jovens. 1. ed. ed. São Paulo: Global, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Lenice & MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando com a tradição oral. SP: Cortez, 2013.

HEYLEN, J. Parlenda, Riqueza Folclórica. 2ª Ed. ed. SP: Editora Hucitec, 1991.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 7ª Ed. ed. SP: Perspectiva, 2012.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 4ª d. ed. RJ: Vozes, 1998.

LOUREIRO, M.; TATIT, A. Brincadeiras cantadas de lá e de cá. 1ª. ed. SP: Melhoramentos, 2013.

____________________. Desafios Musicais. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

LUCKESI, Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In.: Interfaces da Educação, Cadernos de Pesquisa . Núcleo de Filosofia e História da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFBA, vol. 2, no. 1, 1998, pág. 09-25

___________________. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, p. 13-23, Julho/Dezembro 2014. ISSN 2.

MONTEIRO, M. F. M. Dança popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.

ROMERO, S. Folclore Brasileiro 1: Cantos populares do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, v. II, 1954.

SARAIVA, J. A. E. A. Palavras, brinquedos e brincadeiras: a cultura oral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SILVA, Lucilene. Eu vi as três meninas: música tradicional da infância na aldeia de Carapicuíba. SP: Zerinho ou Um, 2014.

SODRÉ, Lilian Abreu. Música africana na sala de aula: cantando, tocando e dançando nossas raízes negras. São Paulo: Duna Dueto, 2010.

TARJA Branca. Direção: de Cacau Rhoden. Produção: Etela Rener. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2014. Disponível em: http://goo.gl/E7JwB6. Acesso em: 27/11/14.

TUGNY, Rosângela P. de. Cantos TikmỮṹn: para abrir o mundo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

Publicado
2020-01-04
Como Citar
Leite, C. A. (2020). Da vida para a escola: práticas orais lúdicas revisitadas em um curso de formação continuada de professores. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 01-18. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3303
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)