Da vida para a escola: práticas orais lúdicas revisitadas em um curso de formação continuada de professores
Resumo
O texto apresenta o relato de experiência do trabalho com atividades orais permeadas de ludicidade que foram ressignificadas durante o curso Rodas de Brincar, oferecido no 1ºsem/2016 para os professores-formadores atuantes nas Oficinas Pedagógicas do DF, no espaço da EAPE. Participaram 38 professores de várias disciplinas e etapas de ensino. Por meio de diversas vivências, foram abordadas práticas como: narração de histórias, poemas, quadrinhas populares, rodas de versos – líricas, de desafio e de lorota -, parlendas, cantigas populares e toda a musicalidade que emerge de tais práticas. Para a fundamentação teórica, contribuíram: Sílvio Romero (1954), Jacqueline Heylen (1991), Paulo Freire (1996), Loureiro e Tatit (2013), Gomes e Moraes (2013), Kishimoto (1998), Câmara Cascudo (2010), Saraiva (2011), Mário de Andrade (2002), Lucilene Silva (2014), Luckési (2014), dentre outros.
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