Rap: recurso pedagógico para um ensino transdisciplinar

  • Cleber José de Oliveira UNB

Resumo

o rap é um potencial recurso pedagógico transdisciplinar. Pode e deve ser utilizado por professores das mais variadas disciplinas do nível fundamental ao superior. Partindo dessa corrente de pensamento, este artigo propõe uma discussão inicial sobre as origens do rap, em seguida a ação docente  na contemporaneidade líquida e como se trabalhar a partir da utilização do gênero poético rap, em ambientes educacionais. Em segundo momento, aponta que nos poemas do rap é possível trabalhar alguns conteúdos de disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Sociologia e ainda os temas transversais. O rap é compreendido aqui como sendo um gênero poético urbano, periférico; uma manifestação sócio-artístico-cultural de comunidades/grupos que carregam consigo em sua postura e discurso o espírito de resistência de seus ancestrais, e no corpo coletivo as cicatrizes dos procedimentos de exclusão que se fazem presente historicamente na vida social brasileira.

 

Publicado
2020-01-04
Como Citar
Oliveira, C. J. de. (2020). Rap: recurso pedagógico para um ensino transdisciplinar. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 19-37. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3362
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)