O professor e a Literatura

  • André Luis de Oliveira Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília

Resumo

O que ensina o professor de Literatura? Literatura? Mas o que é Literatura? O professor ensina a fazer Literatura? Ou a apreciar a Literatura? A gostar de ler ou a entender o mundo e o humano a partir da leitura do texto literário? E como o faz? Como se dá o letramento literário? O que a Literatura ensina? Essas são algumas provocações em torno de uma das questões essenciais na formação dos professores que têm na Literatura o seu objeto. Apoiado nos escritos de Antonio Candido, Tzvetan Todorov e Lev Vygotsky, este ensaio propõe a reformulação dos conteúdos curriculares de Literatura, em todas as instâncias escolares, a fim de que o ensino contribua para a difusão do livro e da leitura. O encontro do público com obras literárias só se dá a partir da leitura, e o papel do professor será a mediação dos aspectos formais e temáticos de cada texto. O resultado desse processo é a formação de cada vez mais leitores e a reflexão deles sobre as questões sociais, culturais e estéticas propostas pela Literatura.

Biografia do Autor

André Luis de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Literatura, pela UnB. Mestre em Literatura e Práticas sociais, na Linha de Pesquisa Literatura e outras Artes, com ênfase em Relações interartes: Dramaturgia, Teatro, outras mídias, pelo PósLit UnB. Graduado em Letras Língua Portuguesa e
suas Literaturas, pela Universidade de Brasília. Pesquisador de Teatro e Cinema desde 2012.

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, pp. 171-193.

ECO, Umberto. Sobre a bibliofilia. In: A memória vegetal: e outros escritos sobre bibliofilia. Tradução Joana Angélica d’Ávila. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 7-69.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Modelos de letramento e as práticas de alfabetização nas escolas. In: Os significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2008, p. 15-61.

MRECH, Leny Magalhães. Lacan, a educação e o impossível. Revista de educação nº 9. Editora Segmento, [s.d.], pp. 18-29.

SREET, Brian. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência: Unesco Brasil sobre Letramento e Diversidade, outubro de 2003, pp. 1-17.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VIGOTSKI, L.S.. Psicologia pedagógica. Tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

Como Citar
de Oliveira, A. L. (1). O professor e a Literatura. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 148-160. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3420
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)