Literatura e fotografia em interface: o memento mori no conto “Henri” (2009), de Rubem Fonseca

  • Carlos Augusto da Silva Lemos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IX
Palavras-chave: Literatura Contemporânea; Fotografia; Conto Fotográfico; Estudos Interartes.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a estética fotográfica e a estética literária como elemento que evidencia a morte no conto contemporâneo “Henri” (2009), de Rubem Fonseca. Para a realização da discussão, parte-se da retomada da problematização sobre as confluências das artes gráficas, pintura, fotografia e poesia, entre o século XIX e XX. Além disso, a literatura fonsequiana, margeada pela violência espetacularizadora da morte, abrange os efeitos de sentido propiciados ao texto literário a partir das descrições das personagens que são construídas analogamente à produção de uma fotografia. Mediante essa composição, as imagens geram ainda uma dissolução de fronteiras entre história e ficção, pois a constituição da personagem Henri é similar ao caso de um assassino francês, Henri Désiré Landru, que no século XX assassinou várias mulheres. Decorrente disso, tal assassino figura uma espécie de referente fotográfico na construção imagética do personagem fonsequiano.

Palavras-chave: Literatura Contemporânea. Fotografia. Conto Fotográfico. Estudos Interartes.

Biografia do Autor

Carlos Augusto da Silva Lemos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS IX
Graduando em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pela UNEB-DCH-CAMPUS IX. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea e Literatura e Outras Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, funções dos personagens, narrador-câmera e fotografia. Desenvolve atualmente o projeto de Iniciação Científica "Literatura contemporânea em interface com outras linguagens" com o subprojeto "Literatura contemporânea em interface com a linguagem fotográfica". Faz parte do grupo de pesquisa Literatura, ensino e suas interfaces.

Referências

ARBERX, Marcia (Org). Poéticas do visível: Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006 p.17-61

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BIAGI-CHAI, Francesca. Landrú y las mujeres: tres categorías más uma. In: Revista Estrategias -Psicoanálisis y salud mental. Buenos Aires: Ministerio de Salud de la Provincia de Buenos Aires; Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP) ano 3, n. 4. pp. 72-75, 2016. Disponível em: <http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/52590/Revista_completa.pdf-PDFA.pdf?sequence=1> Acesso em: 20 Out. 2016

BIRCH, Cristian Roy. Comentario del libro El caso Landrú. A la luz del psicoanálisis. In: Revista Estrategias -Psicoanálisis y salud mental. Buenos Aires: Ministerio de Salud de la Provincia de Buenos Aires; Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP) ano 3, n. 4. pp. 72-75, 2016. Disponível em: <http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/52590/Revista_completa.pdf-PDFA.pdf?sequence=1> Acesso em: 20 Out. 2016

CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceito termos e objetivos. In: Literatura e Sociedade. São Paulo: Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, n. 2, p. 37-55, 1997, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267/15085>. Acesso em: 11/01/2017.

CORTÁZAR, Julio. Obra crítica volume 2. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

FONSECA, Rubem. Os Prisioneiros. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural: por uma poética do iconotexto. Tradução Luis Cláudio Vieira de Oliveira. In: ARBERX, Marcia (Org). Poéticas do visível: Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006, pp. 191- 217.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado
2020-01-17
Como Citar
Lemos, C. A. da S. (2020). Literatura e fotografia em interface: o memento mori no conto “Henri” (2009), de Rubem Fonseca. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 161-178. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3421
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)