Se bem me lembro...: o gênero memória e as perspectivas das olimpíadas de língua portuguesa no ensino de literatura

  • Gleiser Mateus Ferreira Valério Universidade de Brasília
Palavras-chave: Literatura; Memória; Recepção; OLP; Ensino.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade a análise da proposta das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP) para alunos de 7º e 8º ano, ou seja, a produção textual do gênero memória - obras selecionadas e autores conhecidos, tal como as oficinas realizadas em sala de aula. Esta perspectiva traz à tona questões sobre o uso da Literatura na escola, com base em material que foge ao padrão de ensino literário tradicional, ao ter como foco o trabalho diferenciado oferecido pelo concurso promovido pelo MEC e como este atinge seu público alvo - alunos de escola pública, com intuito de promover o processo de interpretação, recriação e diálogo com a Literatura. Sendo assim, será analisado o processo de leitura das obras da coleção proposta pelas Olimpíadas, bem como as oficinas criadas para as discussões em sala, dando a devida importância ao processo de recepção por parte do leitor/aluno como alvo final. Desta forma, será valorizada a interpretação de si como parte mundo em que vive, realizada a partir do conceito de recepção em diálogo com o conceito de memória literária, enquanto elemento essencial na formação da identidade do indivíduo.

Biografia do Autor

Gleiser Mateus Ferreira Valério, Universidade de Brasília

Doutorando e Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e professor da educação básica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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Publicado
2020-01-17
Como Citar
Valério, G. M. F. (2020). Se bem me lembro.: o gênero memória e as perspectivas das olimpíadas de língua portuguesa no ensino de literatura. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 179-192. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3493
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)