Com direito à palavra: discutindo literatura na contemporaneidade

  • Islara Floriana Mendes Universidade de Brasília
  • Robson Coelho Tinoco Universidade de Brasília
Palavras-chave: Literatura; Sociedade; Contemporaneidade; Educação.

Resumo

Este artigo pretende pensar a crise em torno da literatura brasileira que vem se agravando com o passar dos anos, atinge o ensino e, consequentemente, a sociedade. O desprestígio dessa área, somado aos baixos salários dos professores e ao desinteresse pela leitura conferem à literatura o estigma de supérflua. Por outro lado, a literatura nem sempre está ao alcance da maioria, sendo direcionada, em muitos casos, àqueles com maior possibilidade de acesso à educação de qualidade ceifando o direito de acesso aos bens culturais de uma parcela da população. Em meio à essa problemática paradoxal, discorrer sobre o ensino é um dever de quem se preocupa com as necessidades dos outros. Por essa razão, a discussão aqui proposta intenta abordar a relevância da literatura no contexto atual para a educação e sociedade evidenciando também o papel do leitor como indivíduo ativo no processo de leitura literária. A partir disso, busca-se abrir espaço para reflexão sobre a literatura aqui tratada não só como disciplina escolar e sim como um direito, conforme propõe Antonio Candido.

Biografia do Autor

Islara Floriana Mendes, Universidade de Brasília
Professora especialista em Língua Portuguesa e Literatura, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura, UnB.
Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília
Professor Doutor no Departamento de Teoria Literária da UnB.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, ed. 6ª, 2015.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011, p.169-193.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2. ed., 2016.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de. Ensino de Literatura: O que dizem as dissertações e teses recentes (2001–2010)? DLVC, João Pessoa, v. 8. n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.literaturaeeducacao.ufes.br/sites/grupoliteraturaeeducacao.ufes.br/files/field/anexo/10715-17964-1-PB.pdf>. Acesso em 23 de abril de 2017.

FIORIN, José L. Leitura e dialogismo. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2014.

INAF – Indicador de alfabetismo funcional: estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. São Paulo, 2016.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996. v. 1

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

LAJOLO, Marisa. Números e letras no mundo dos livros. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2004.

OLMI, A. Leitura, literatura e ciências cognitivas: uma aliança difícil, mas necessária. In: OLMI, A.; PERKOSKI, N. (Orgs.). Leitura e cognição: uma abordagem transdisciplinar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005. 256 p.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, ed. 1ª, 2016.

PAULANI, Leda Maria. Leitura e mercado de livros no Brasil: os resultados de duas diferentes pesquisas. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2014.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. O ensino de literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas. Campina Grande: Eduepb, 2016.

STEPHANI, Adriana. Atividades de leitura literária no ensino médio de Brasília: um estudo em perspectiva dialógica. Tese de doutorado, Brasília: UnB, 2014.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. São Paulo: Via Atlântica, 2008.

Publicado
2021-03-16
Como Citar
Mendes, I. F., & Tinoco, R. C. (2021). Com direito à palavra: discutindo literatura na contemporaneidade. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 193-206. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3521
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)