Americanos ingênuos e vietnamitas silenciosas: uma abordagem intertextual de O americano tranquilo e O prisioneiro

Autores

  • Rodrigo Cézar Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

O americano tranquilo; O prisioneiro; Guerras no Vietnã.; Intertextualidade.

Resumo

O presente trabalho propõe o delineamento de dois perfis de personagens presentes nos romances O americano tranquilo, de Graham Greene, e O prisioneiro, de Erico Verissimo, quais sejam, o “americano ingênuo” e a “vietnamita silenciosa”. Com isso, não se pretende engessar os personagens dentro dessas categorias, mas pensar, a partir delas, em como as guerras e suas dinâmicas de poder subjacentes são representadas no plano formal dos romances. Para tanto, são mobilizadas as perspectivas de Julia Kristeva e Laurent Jenny acerca da intertextualidade.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Cézar Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculado à linha de pesquisa Literatura, Sociedade e História da Literatura, e mestre em Estudos de Literatura pela mesma instituição.

Referências

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

GREENE, Graham. O americano tranquilo. Tradução de Brenno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

JENNY, Laurent. A estratégia da forma. In: Poétique: revista de teoria e análise literárias: intertextualidades. Coimbra: Almedina, 1979. p. 5-49.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. 2. ed.. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PENZ, Cristina Maria. Anatomia dum romance: um ensaio auto-crítico – notas manuscritas de Erico Verissimo. Travessia, Florianópolis, n. 11, p. 36-43, jul.-dez. 1985. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/travessia/article/download/17551/16125>. Acesso em: 15 mar. 2017.

TRIHN, Thi Minh-ha. Woman, native, other: writing postcoloniality and feminism. Bloomington: Indiana University Press, 1989.

VERISSIMO, Erico. O prisioneiro. Porto Alegre: Globo, 1967.

______. Solo de clarineta: memórias.18. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1987. v 1.

Downloads

Publicado

2020-01-25

Edição

Seção

Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes

Como Citar

DIAS, Rodrigo Cézar. Americanos ingênuos e vietnamitas silenciosas: uma abordagem intertextual de O americano tranquilo e O prisioneiro. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS , [S. l.], v. 23, n. 46, p. 61–75, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3541. Acesso em: 30 jan. 2026.