As Aventuras de Ngunga: entre a novela e o romance

  • Marcos Vinicius Caetano da Silva Universidade de Brasilia
Palavras-chave: Pepetela; As aventuras de Ngunga; Novela; Romance; Angola.

Resumo

Este trabalho tem como objeto As aventuras de Ngunga (1972), escrita pelo angolano Pepetela. As reflexões de Marisa Lajolo sobre a obra giram em torno do projeto de nação proposto pelo Movimento Popular de Libertação da Angola (MPLA), e também no intuito do autor de subverter o discurso ocidental em torno do romance educativo. Considerando tais modelos oriundos da tradição europeia, pretende-se discutir a forma artística da referida obra a partir das classificações de romance e novela, uma vez que a brevidade da narrativa oscila diante da maturidade adquira pelo personagem central em meio ao conflito pela libertação nacional angolana.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Caetano da Silva, Universidade de Brasilia
Marcos Vinicius Caetano da Silva é mestre em literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (POSLIT/UnB). É membro dos grupos de pesquisa “Mayombe: literatura, história e sociedade” e “Literatura e modernidade periférica” da UnB. Tem interesse nas áreas de crítica literária dialética e pós-colonialismo.

Referências

AUERBACH, Erich. A novela no início do Renascimento – Itália e França. Traduzido por Tercio Redondo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CAETANO, Marcelo José. A pedagogia da esperança em As aventuras de Ngunga. Scripta. Belo Horizonte, n. 19, p. 43-53, 2007.

CANDIDO, Antonio. “A personagem do romance”. In: ______ et all. A personagem da ficção. 12ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

______. “Um instrumento de descoberta e interpretação”. In: Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 12ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/FAPESP, 2009. p. 429-437.

JOLLES, André. Formas simples. Traduzido por Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LUKÁCS, György. “O romance como epopeia burguesa”. In: _____. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932 – 1967. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. p. 193-243.

PEPETELA. As aventuras de Ngunga. São Paulo: Ática, 1983.

Publicado
2020-01-17
Como Citar
Caetano da Silva, M. V. (2020). As Aventuras de Ngunga: entre a novela e o romance. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 219-229. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3561
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)