Guias didáticos do aluno: uma análise sobre a construção do conhecimento por meio da linguagem em materiais didáticos em contexto de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância

  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de mato Grosso do Sul Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação a Distância, Guia Didático do Aluno, Linguagem, Dialogismo.

Resumo

Apesar do avanço dos recursos tecnológicos em ambiente digital, o material didático impresso ainda é muito utilizado no ensino-aprendizagem da modalidade de educação a distância (EaD). O objetivo deste artigo é divulgar resultados de uma análise comparativa das representações de alunos de um dos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ofertado nessa modalidade, a respeito desse tipo de material. A partir das reflexões bakhtinianas sobre dialogismo e linguagem, realizamos uma análise, quantitativa e qualitativa, das respostas dadas em questionário que versava sobre um desses materiais: os Guias Didáticos do Aluno (GDA). Nosso objetivo foi depreender o nível de construção do conhecimento favorecido pelo material, segundo impressões dos alunos a respeito da linguagem empregada em dois GDAs de uma das disciplinas do Curso de Letras/UFMS/EaD. Os resultados apontaram que, de forma geral, o material supre as necessidades dos alunos.

 

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Publicado
2018-11-21
Como Citar
Nascimento, J. Z. do, & Brun, E. P. (2018). Guias didáticos do aluno: uma análise sobre a construção do conhecimento por meio da linguagem em materiais didáticos em contexto de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(41), 71-110. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5697
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica