Construindo sentidos sobre o estágio na reflexão com seus agentes
Resumo
As reflexões apresentadas neste artigo têm como foco o estágio na formação de professores de inglês e são parte de uma pesquisa qualitativa (Denzin; Lincoln, 2013) desenvolvida com professores/as da universidade, professores/as da escola e professores/as licenciandos/as. Juntos/as, pensamos sobre possíveis ressignificações para o estágio, tendo em vista uma proposta de abertura para as vozes que representam os diferentes saberes que compõem o estágio. Ao voltarmos o nosso olhar para as perspectivas que historicamente orientaram a formação, reconhecemos que ainda vivenciamos um estágio com muitos traços de um viés tecnicista, o que parece reduzir suas possibilidades de construção de conhecimento e priorizar o cumprimento burocrático de tarefas. Além disso, consideramos que a falta de conexão com a escola como um elemento que dificulta a construção de sentidos no estágio. Em suma, as problematizações dos diferentes sentidos que são construídos para o estágio nos leva a uma proposta que desestabiliza hierarquias e valoriza os conhecimentos dos/as agentes que participam da formação docente.
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