Construindo sentidos sobre o estágio na reflexão com seus agentes

  • Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, câmpus de Rondonópolis.
Palavras-chave: Estágio, Formação de professores de inglês, Ressignificações.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo têm como foco o estágio na formação de professores de inglês e são parte de uma pesquisa qualitativa (Denzin; Lincoln, 2013) desenvolvida com professores/as da universidade, professores/as da escola e professores/as licenciandos/as. Juntos/as, pensamos sobre possíveis ressignificações para o estágio, tendo em vista uma proposta de abertura para as vozes que representam os diferentes saberes que compõem o estágio. Ao voltarmos o nosso olhar para as perspectivas que historicamente orientaram a formação, reconhecemos que ainda vivenciamos um estágio com muitos traços de um viés tecnicista, o que parece reduzir suas possibilidades de construção de conhecimento e priorizar o cumprimento burocrático de tarefas. Além disso, consideramos que a falta de conexão com a escola como um elemento que dificulta a construção de sentidos no estágio. Em suma, as problematizações dos diferentes sentidos que são construídos para o estágio nos leva a uma proposta que desestabiliza hierarquias e valoriza os conhecimentos dos/as agentes que participam da formação docente.

 

Biografia do Autor

Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, câmpus de Rondonópolis.

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora de estágio em língua inglesa na Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Rondonópolis. Seus interesses de pesquisa incluem formação de professores e educação linguística em uma interpretação crítica decolonial.

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Publicado
2018-12-19
Como Citar
Borelli, J. D. V. P. (2018). Construindo sentidos sobre o estágio na reflexão com seus agentes. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 30-50. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5723
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica