A (re)construção do signo musical em Beethoven após a surdez

  • Alcione de Oliveira Souza Instituto Prominas
Palavras-chave: Signo, Música, Beethoven.

Resumo

Partindo-se da ideia de que houve, em Beethoven, dois objetos semióticos – antes e depois da surdez – com significantes diferentes, o presente artigo se propôs a investigar a natureza desses significantes, através de um estudo comparativo de teorias que tratam da constituição do signo musical e do signo linguístico, a fim de tecer algumas considerações iniciais a respeito da possibilidade de o compositor ter operado um processo de adaptação do significante na reconstrução do signo musical após a perda definitiva de sua audição. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica interpretativa. Dessa forma, verificou-se uma nova percepção musical em Beethoven, com a vivência da música como uma experiência, sobretudo, física, por meio das vibrações decorrentes dos sons retirados do piano, sugerindo a sucessão de um novo significante que, aliado à memória musical do compositor, permitiu ao mesmo, ainda que completamente surdo, continuar compondo, e concretizar, assim, o processo de semiose.

Biografia do Autor

Alcione de Oliveira Souza, Instituto Prominas

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente das Faculdades Prominas de Montes Claros-MG. E-mail: alcionemoreno@yahoo.com.br

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Publicado
2020-04-23
Como Citar
Souza, A. de O. (2020). A (re)construção do signo musical em Beethoven após a surdez. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(47), 65-80. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/9141
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica