Experiências de leitura em língua portuguesa com surdos sinalizantes do ensino fundamental

  • Izabelly Correia dos Santos Brayner Universidade Católica de Pernambuco
Palavras-chave: Leitura, Língua Portuguesa, Estratégia, Libras

Resumo

O panorama educacional dos surdos evidencia diferentes insucessos no que diz respeito ao desenvolvimento de algumas competências, dentre elas, a leitura – o que nos possibilita uma reflexão sobre como poderíamos modificar essa realidade, através de estratégias que possam auxiliar a leitura na língua portuguesa, que é a segunda língua da comunidade surda. Levando isso em consideração, o atual estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura em língua portuguesa utilizada por surdos do ensino fundamental. O referencial teórico desta pesquisa traz autores como Koch, Leffa, Morais, Bittencourt, entre outros. Apesar de iniciais, os resultados apontam que, nas atividades de leitura, os participantes se utilizam da estratégia do emprego do sinal em diferentes contextos no ato da leitura, e essa estratégia promove a compreensão e também amplia o capital linguístico.

Biografia do Autor

Izabelly Correia dos Santos Brayner, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco – Brasil. Professora Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. E-mail: izabelly.brayner@unicap.br

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Publicado
2020-04-23
Como Citar
Brayner, I. C. dos S. (2020). Experiências de leitura em língua portuguesa com surdos sinalizantes do ensino fundamental. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(47), 51-64. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/9356
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica