A identidade de marca: um processo de construção de valores
Resumo
Os discursos construídos pelas marcas contemporâneas de moda transmitem cada vez mais valores que constituem traços de caráter importantíssimos na criação da sua identidade. Estes valores, agregados ao próprio produto de moda, são decisivos para que os enunciatários se sintam impelidos a buscar os objetos de valor e optar por uma marca em detrimento à outra por partilhar do ou aderir ao mesmo conjunto de valores veiculados pelo enunciador em suas práticas publicitárias. Esta interação modifica as condições sociais de apreensão e produção de sentido, estreitando os vínculos entre enunciador e enunciatário. O corpus desta pesquisa consiste nas ações e campanhas publicitárias veiculadas pelo enunciador-Riachuelo no período compreendido entre 2017 e 2018, quando o enunciador apresenta através de diferentes atividades publicitárias o reposicionamento da marca. O presente trabalho busca investigar como a Riachuelo constrói seu universo simbólico de valores e como estes valores em circulação se tornam preponderantes no processo de decisão de compra dos sujeitos-consumidores de moda. Para isto, fundamenta-se na semiótica discursiva de Algirdas. J. Greimas e colaboradores, em especial na reflexão realizada no campo da publicidade por semioticistas como Eric Landowski, Ugo Volli e Andrae Semprini, para analisar a maneira como os sentidos que se constroem por meio da interação.
Referências
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