Linguagens de Capitu, a minissérie de Luiz Fernando Carvalho
Palavras-chave:
Minissérie; cultura; interpretação; Capitu; mídia.Resumo
Este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura crítica da produção televisiva Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e adaptada do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Para isso, que valerei das teorias da literatura, dos estudos culturais e do cinema. A análise se baseará na questão social, haja vista a noção de que a linguagem faz parte da experiência que o sujeito tem com a cultura que o cerca (TURNER, 1997). Os autores cujas teorias são: Terry Eagleton, Raymond Williams, Graeme Turner, Paul Ricoeur, entre outros.
Downloads
Publicado
2020-01-25
Edição
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Como Citar
BIDEMY, Betinha Yadira. Linguagens de Capitu, a minissérie de Luiz Fernando Carvalho. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS , [S. l.], v. 23, n. 46, p. 103–114, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6649. Acesso em: 31 jan. 2026.