O Papel da Análise Multimodal para a Compreensão Crítica dos Significados de Infâncias pelos Professores da Educação Infantil

  • Fernanda Liberali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Sandra Cavaletti Toquetão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Palavras-chave: Multimodalidade; Educação Infantil; Formação de Professores

Resumo

Este artigo discute o papel da análise multimodal na formação de professores na Educação Infantil. Parte de importantes reflexões sobre os significados de infâncias e de documentação pedagógica para apresentar a proposta de narrativa digital multimodal como uma forma de construir possibilidades de apreensão da realidade de forma crítica e engajada. A análise de cenas antes da pandemia, durante o período de ensino remoto e após o retorno presencial permite visualizar práticas pautadas em concepções mais tradiconais e também propostas mais centradas em uma visão sócio-histórico-cultural. A formação de professores a partir da observação dessas narrativas digitais multimodais com base na análise multimodal parece indicar caminhos para importantes reflexões junto com os educadores e para a construção de práticas mais libertadoras.

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Publicado
2022-06-03
Como Citar
Liberali, F., & Cavaletti Toquetão, S. (2022). O Papel da Análise Multimodal para a Compreensão Crítica dos Significados de Infâncias pelos Professores da Educação Infantil. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 105-128. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.14483