Emoções na Formação de Docentes de Línguas Adicionais para Crianças
Resumo
Este artigo objetiva desvelar emoções de professores e formadores de professores em um curso de formação colaborativa de docentes de línguas adicionais para crianças no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT, em diferentes modalidades (presencial e remota) e registrar como se manifestam por meio de situações de usos da língua(gem). Pautamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, que discute os conceitos de emoções e de formação colaborativa, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista e utilizou-se diferentes instrumentos para coleta de dados, tais como: observações das gravações em áudio e vídeo dos encontros formativos, diário de campo reflexivo e conversas do grupo de WhatsApp. O conjunto de dados revelou que os participantes demonstraram as emoções de alegria, ansiedade, decepção, empatia, raiva, tristeza, dentre outras. Essas emoções foram manifestadas a partir das situações de usos da língua(gem) de cumprimentos e expectativas sobre o curso, diálogo sobre a importância de a formação continuada ser desejada, escrita colaborativa do documento acerca da importância de línguas adicionais para crianças, socialização das atividades docentes na pandemia, para citar algumas. No que diz respeito à relação das emoções com a formação continuada, os dados mostraram que as práticas colaborativas promovem o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos emocionais entre professores e formadores de professores.
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