Uma leitura de violências contemporâneas: o outsider em “Clube da Luta”, de Chuck Palahniuk
Resumo
O objetivo deste estudo é pensar o outsiderismo enquanto fenômeno ancorado na contemporaneidade, bem como as suas relações com a produção de violência no contexto social. Nossa reflexão far-se-á acerca do romance Clube da Luta (1999) de Chuck Palahniuk, cuja personagem narradora é representante da figura do outsider - indivíduo inadequado por excelência quanto ao meio social que o cerca e à sua própria identidade. Este indivíduo desperta para o caos que é despercebido pelas massas e, a partir de uma conjuntura de negação e destruição de um modelo vigente, instaura uma luta – compreendida em seus aspectos intelectuais, emocionais e corporais – em busca do autoconhecimento, da autoexpressão e da liberdade. Buscamos aqui explorar as relações que existem entre o protagonista desviante da ficção, estrangeiro de si mesmo e estranho do outro, e o processo de produção de violência na sociedade contemporânea.Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
PALAHNIUK, Chuck. Clube da Luta. Tradução de Cassius Medauar. São Paulo: Leya, 2012.
PALAHNIUK, Chuck. Fight Club. United States: W. W. Norton, 1996.
WILSON, Colin. O outsider – o drama moderno da alienação e da criação. Trad. Margarida Maria C. Oliva. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
Downloads
Publicado
2020-01-04
Edição
Seção
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Como Citar
BIANO BARBOSA, Verônica Maria. Uma leitura de violências contemporâneas: o outsider em “Clube da Luta”, de Chuck Palahniuk. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS , [S. l.], v. 21, n. 42, p. 53–64, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3380. Acesso em: 31 jan. 2026.