O facebook como recurso na formação contínua de professores de português língua estrangeira: uma abordagem ecológica

  • Daniel dos Santos Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Facebook, Formação docente, Português Língua Estrangeira.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar práticas formativas em um grupo aberto no Facebook, o “Ensinar português como segunda língua”. A partir de um primeiro passo para o desenvolvimento de uma cartografia do grupo (PASSOS et al, 2010), ou seja, de um mapeamento das interações que produzem tal espaço, procuro informar, de forma preliminar, como se dão interações envolvendo formação docente em Português Língua Estrangeira em ambientes virtuais. Para tanto, utilizo uma abordagem ecológica (PAIVA, 2016), de cunho interpretativista (MOITA LOPES, 2006), que busca destacar interações relacionadas à formação docente. No grupo, identifiquei diversos tipos de relações, com destaque para relações de comensalismo. Ainda que estas garantam benefícios a uma das partes dos envolvidos, pode ser pouco produtiva para práticas formativas. Os dados, gerados através de posts e comentários produzidos no grupo, mostram que grupos de professores em sites de redes sociais podem flutuar desde “espaços acolhedores” e interessantes para aqueles que se iniciam na profissão, podendo até ser considerados “ambientes tóxicos”. Por fim compreendo que as análises realizadas aqui tornam-se um primeiro passo para a cartografia (em uma pesquisa de mestrado), que se dará em um período de observação mais amplo do grupo. Da mesma forma, tais análises dão espaço para discutir a importância de espaços formativos para professores de PLE, dada a contigência premente de políticas linguísticas de institucionalização da área no Brasil.

 

Biografia do Autor

Daniel dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e integrante do grupo de pesquisa E-lang (UNICAMP/CNPq). Graduou-se em Licenciatura em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como monitor-chefe e professor (2013-2016) do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros, vinculado ao Centro de Línguas Aberto à Comunidade (UFRJ). Além disso, atua como coordenador pedagógico (2017-2018) do Cursinho Popular Maria Maria, na cidade de Vargem Grande do Sul (SP). Seus interesses principais estão relacionados à formação contínua de professores de Português como Língua Estrangeira.

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Publicado
2018-12-19
Como Citar
dos Santos, D. (2018). O facebook como recurso na formação contínua de professores de português língua estrangeira: uma abordagem ecológica. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 189-209. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/6646
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica