Incentivo a humanização em uma unidade básica de saúde

um relato de experiência

Autores

  • Tamara Nicoletti da Mata Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Amanda Aparecida Oliveira Moraes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Cintia Moraes Colombo Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Daiana Pacheco Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Kely Cristina Garcia Vilena Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

Introdução: A humanização e o acolhimento são importantes nos processos de trabalho em saúde, pois possibilitam o estabelecimento de uma relação concreta e de confiança entre o usuário e o profissional ou a equipe, estando diretamente conduzida pelos princípios do SUS. Objetivo: O objetivo do trabalho foi incentivar a humanização e o acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Campo Grande - MS, na perspectiva das acadêmicas de enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de abordagem exploratório-descritivo, desenvolvido em uma UBS da cidade de Campo Grande – MS. O estudo foi realizado entre os meses de abril, maio e junho de 2019, por ocasião do estágio supervisionado de enfermagem em Saúde Pública. A experiência envolveu 20 profissionais que atuam na UBS. Resultados: Ao analisar a característica de atendimento da unidade estudada durante o período de estágio pudemos observar que o esgotamento profissional, a sobrecarga de trabalho e o estresse relacionado ao trabalho, são preditores potenciais para não realizar um atendimento humanizado. De tal forma o paciente acaba sendo atingido por problemas não relacionados ao seu estado de saúde-doença. Conclusão: A partir do desenvolvimento de tal trabalho foi possível observar a necessidade de estimular os profissionais no desenvolvimento da humanização dentro das unidades básicas de saúde, pois a rotina acaba afetando esse tipo de atendimento e o paciente fica vulnerável a um atendimento desumanizado e de baixa qualidade.

 

 

Palavras-chave: Humanização. Enfermagem. Atenção básica.

 

Biografia do Autor

  • Tamara Nicoletti da Mata, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Acadêmica do 10º semestre do Curso de Enfermagem – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

  • Amanda Aparecida Oliveira Moraes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Acadêmica do 10º semestre do Curso de Enfermagem – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

  • Cintia Moraes Colombo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Acadêmica do 10º semestre do Curso de Enfermagem – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

  • Daiana Pacheco, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Acadêmica do 10º semestre do Curso de Enfermagem – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

  • Kely Cristina Garcia Vilena, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

    Enfermeira - Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB e Docente Permanente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2020-05-27

Como Citar

NICOLETTI DA MATA, Tamara; APARECIDA OLIVEIRA MORAES, Amanda; MORAES COLOMBO, Cintia; PACHECO, Daiana; CRISTINA GARCIA VILENA, Kely. Incentivo a humanização em uma unidade básica de saúde: um relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/10198. Acesso em: 18 fev. 2026.