Implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e capacitação do enfermeiro da atenção básica na prevenção da desnutrição e baixo peso infantil

Autores

  • Ilana Coffacci de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Nathalia Haiumy Fujii Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gabrielle Caroline Firmo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Margareth Soares Dalla Giacomassa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Cássia Barbosa Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Introdução: A puericultura é a prática profissional voltada para os cuidados da criança na Atenção Primária de Saúde, visando o acompanhamento integral do desenvolvimento e crescimento infantil pelos profissionais de saúde, principalmente o profissional de enfermagem. Dentro das especificidades em saúde, encontramos a criança desnutrida e baixo peso, casos que demandam atendimento holístico, envolvendo não só a criança, mas também a família no processo de cuidado, uma vez que as manifestações clínicas das doenças podem estar relacionadas a outros fatores, como exemplo os socioeconômicos. Tais fatores podem influenciar diretamente na compreensão das orientações dos cuidados necessários. Em razão da complexidade do assunto, buscou-se construir e implantar um formulário baseado na taxonomia CIPE e na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), nas consultas de puericultura da criança desnutrida e baixo peso, com intuito de complementar as informações contidas no Prontuário Eletrônico do Cliente (PEC), possibilitando que o enfermeiro coloque em prática o Processo de Enfermagem (PE), o que resulta em uma consulta padronizada, que atende de e orienta de forma íntegra paciente e família. Objetivos: Implementar um formulário que complemente a consulta de puericultura da criança desnutrida e baixo peso. Capacitar o enfermeiro da atenção primária de saúde a utilizar o formulário de SAE/CIPE, facilitando sua implementação nas consultas de puericultura realizadas nas unidades básicas de saúde. Método: Visando as especificidades, foram realizadas capacitações interativas com recursos audiovisuais, diálogos diretivos, rodas de conversa, entre outros recursos que colaboraram para a construção e aperfeiçoamento do formulário, assim como para sanar possíveis dúvidas dos enfermeiros. Resultados: Os encontros e capacitações foram desenvolvidos semanalmente, no período de um ano, incluindo estudos de referenciais teóricos que resgatassem e complementassem os conhecimentos sobre SAE/CIPE/PE com o enfermeiro. No decorrer do período, o material construído e finalizado foi implantado nas consultas de puericultura. Conclusão: Certificamo-nos que o desenvolvimento e aplicação das ações, em conjunto com o material construído, possibilita ao enfermeiro a documentação dos procedimentos sobre os preceitos da SAE utilizando a taxonomia CIPE. Além de proporcionar um material adequado para uma prática profissional de qualidade, eficaz e segura.

 

Palavras-chave: Processo de enfermagem. Saúde pública. Enfermagem.

Biografia do Autor

  • Ilana Coffacci de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  • Nathalia Haiumy Fujii, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  • Gabrielle Caroline Firmo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  • Margareth Soares Dalla Giacomassa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  • Cássia Barbosa Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2020-05-27

Como Citar

COFFACCI DE MEDEIROS, Ilana; HAIUMY FUJII, Nathalia; CAROLINE FIRMO, Gabrielle; SOARES DALLA GIACOMASSA, Margareth; BARBOSA REIS, Cássia. Implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e capacitação do enfermeiro da atenção básica na prevenção da desnutrição e baixo peso infantil. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 10, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/10204. Acesso em: 18 fev. 2026.