Implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e capacitação do enfermeiro da atenção básica na prevenção da desnutrição e baixo peso infantil

  • Ilana Coffacci de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Nathalia Haiumy Fujii Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gabrielle Caroline Firmo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Margareth Soares Dalla Giacomassa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Cássia Barbosa Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Introdução: A puericultura é a prática profissional voltada para os cuidados da criança na Atenção Primária de Saúde, visando o acompanhamento integral do desenvolvimento e crescimento infantil pelos profissionais de saúde, principalmente o profissional de enfermagem. Dentro das especificidades em saúde, encontramos a criança desnutrida e baixo peso, casos que demandam atendimento holístico, envolvendo não só a criança, mas também a família no processo de cuidado, uma vez que as manifestações clínicas das doenças podem estar relacionadas a outros fatores, como exemplo os socioeconômicos. Tais fatores podem influenciar diretamente na compreensão das orientações dos cuidados necessários. Em razão da complexidade do assunto, buscou-se construir e implantar um formulário baseado na taxonomia CIPE e na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), nas consultas de puericultura da criança desnutrida e baixo peso, com intuito de complementar as informações contidas no Prontuário Eletrônico do Cliente (PEC), possibilitando que o enfermeiro coloque em prática o Processo de Enfermagem (PE), o que resulta em uma consulta padronizada, que atende de e orienta de forma íntegra paciente e família. Objetivos: Implementar um formulário que complemente a consulta de puericultura da criança desnutrida e baixo peso. Capacitar o enfermeiro da atenção primária de saúde a utilizar o formulário de SAE/CIPE, facilitando sua implementação nas consultas de puericultura realizadas nas unidades básicas de saúde. Método: Visando as especificidades, foram realizadas capacitações interativas com recursos audiovisuais, diálogos diretivos, rodas de conversa, entre outros recursos que colaboraram para a construção e aperfeiçoamento do formulário, assim como para sanar possíveis dúvidas dos enfermeiros. Resultados: Os encontros e capacitações foram desenvolvidos semanalmente, no período de um ano, incluindo estudos de referenciais teóricos que resgatassem e complementassem os conhecimentos sobre SAE/CIPE/PE com o enfermeiro. No decorrer do período, o material construído e finalizado foi implantado nas consultas de puericultura. Conclusão: Certificamo-nos que o desenvolvimento e aplicação das ações, em conjunto com o material construído, possibilita ao enfermeiro a documentação dos procedimentos sobre os preceitos da SAE utilizando a taxonomia CIPE. Além de proporcionar um material adequado para uma prática profissional de qualidade, eficaz e segura.

 

Palavras-chave: Processo de enfermagem. Saúde pública. Enfermagem.

Biografia do Autor

Ilana Coffacci de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Nathalia Haiumy Fujii, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Gabrielle Caroline Firmo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Margareth Soares Dalla Giacomassa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Cássia Barbosa Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Publicado
2020-05-27
Como Citar
COFFACCI DE MEDEIROS, I.; HAIUMY FUJII, N.; CAROLINE FIRMO, G.; SOARES DALLA GIACOMASSA, M.; BARBOSA REIS, C. Implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e capacitação do enfermeiro da atenção básica na prevenção da desnutrição e baixo peso infantil. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 10, 27 maio 2020.