Vivência no round multiprofissional e o impacto na prática da fisioterapia

  • Kátia Flávia Rocha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jessica Estela Benites da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Leticia Nakamura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Izabela Rodrigues de Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Giovana Ayumi Aoyagi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Francielly Anjolin Lescano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Tuany de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Fernanda Maria Souza Juliano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lena Lansttai Bevilaqua Menezes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Introdução:  A Organização Mundial da Saúde, preconiza que a saúde envolva o bem-estar físico, mental, social e espiritual do indivíduo, compreendendo dessa forma que os fatores que levam ao adoecimento muitas vezes são compostos pela junção de fatores intrínsecos e extrínsecos, levando a um novo modelo que integre os determinantes sociais de saúde. Entre as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) pode-se citar como uma das principais a qualificação e formação de trabalhadores para atuarem no âmbito da Saúde Coletiva. Visando isso, o Ministério da Saúde estimulou a criação de Especializações em Saúde na modalidade de Residência Multiprofissional. Objetivo: Relatar as vivências de uma fisioterapeuta residente em equipe multiprofissional e o impacto na formação profissional e na aprendizagem. Método: Trata-se de um relato de experiência da atuação em equipe multiprofissional, sendo fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos, em um setor de Cuidados Continuados Integrados no período de Março de 2018 à Fevereiro de 2019. As experiências em equipe eram contínuas e envolviam a Acolhida do indivíduo ao setor, a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS), a Reavaliação, a Visita à Beira Leito (VBL) e as reuniões semanais de Educação Coletiva em Saúde aos cuidadores/familiares. Resultado: Nas discussões desenvolvidas em equipe, com a apresentação do olhar especifico de cada área, era possível compreender o indivíduo em sua totalidade e dessa forma, os aspectos abordados contribuíam no processo de reabilitação da fisioterapia. Dentre as inúmeras contribuições adquiridas em equipe, pode-se citar as subjetividades encontradas pela forma de ouvir da psicologia que se entrelaçam muitas vezes com os déficits motores avaliados no atendimento fisioterapêutico; as informações sociais adquiridas pelas assistentes sociais que nos possibilitam a ver e tentar adaptar da melhor forma o pós alta; os efeitos e interações medicamentosas, apontados pelos farmacêuticos, que influenciam profundamente na dinâmica prática e na evolução clínica; as alterações nutricionais e efeitos metabólicos que são resolvidos pela atuação dos nutricionistas; e os assertivos diagnósticos dados pela enfermagem e medicina que ajudam a traçar o melhor plano de tratamento. Além das discussões em equipe, a prática de educação coletiva em saúde foi primordial para o enriquecimento profissional. Além de ter a oportunidade ser um partícipe desse processo transformador que é a educação em saúde, foi possível aprender um pouco além sobre assuntos de outras áreas, exercitar a capacidade de falar em público e ainda, uma ocasião de interação da equipe com os cuidadores/ familiares. Conclusão: Desta maneira, pode-se constatar a importância de atuar em equipe multiprofissional e como isto possui um impacto positivo e enriquecedor de aprendizagem e amadurecimento profissional. Assim, os ganhos obtidos em atuar em equipe vão além dos incontáveis que atingem os usuários da saúde, mas também geram mudanças nas perspectivas e aptidões dos próprios profissionais envolvidos neste processo.

 

Palavras-chave: Equipe de assistência ao paciente. Integralidade em saúde. Saúde.

 

Biografia do Autor

Kátia Flávia Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Jessica Estela Benites da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Leticia Nakamura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Izabela Rodrigues de Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Giovana Ayumi Aoyagi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS/CCI) – Hospital São Julião/ UFMS

Francielly Anjolin Lescano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Tuany de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Fernanda Maria Souza Juliano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Psicóloga Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Lena Lansttai Bevilaqua Menezes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

4 Assistente Social Residente do PREMUS/CCI – Hospital São Julião/ UFMS

Suzi Rosa Miziara Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta – Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Hospital São Julião/ UFMS

Publicado
2020-06-16
Como Citar
ROCHA, K. F.; BENITES DA SILVA, J. E.; NAKAMURA, L.; RODRIGUES DE MENEZES, I.; AYUMI AOYAGI, G.; ANJOLIN LESCANO, F.; DE OLIVEIRA PEREIRA, T.; SOUZA JULIANO, F. M.; LANSTTAI BEVILAQUA MENEZES, L.; MIZIARA BARBOSA, S. R. Vivência no round multiprofissional e o impacto na prática da fisioterapia. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 51, 16 jun. 2020.