Educação em saúde sobre o uso de tecnologias não invasivas para alívio da dor no trabalho de parto: relato de experiência
Resumo
Introdução: No Brasil, a atenção à mulher no ciclo gravídico-puerperal vem passando por transformações. A crítica ao modelo tecnocrático vigente impulsionou a busca por um modelo de assistência humanizado, pautado em evidências científicas, em práticas comprovadamente benéficas, e no resgate da autonomia das mulheres. Neste contexto a enfermagem vem buscando conquistar e manter seu espaço no campo hospitalar, onde desenvolvem tecnologias não invasivas de cuidado, sendo estas configuradas essencialmente pelo estabelecimento de vínculo entre profissional e cliente, através da comunicação efetiva, acolhimento e formação de uma rede de atenção mais humana de atendimento a parturiente. Objetivo: Relatar a experiência da realização de educação em saúde para um grupo de gestantes sobre o uso de tecnologias não invasivas para alivio da dor no trabalho de parto. Metodologia: Este relato originou-se através do módulo de Estágio Obrigatório, onde as atividades ocorreram em uma Unidade Básica de Saúde de Campo Grande, MS. A escolha do tema ocorreu durante as atividades, onde através das consultas de enfermagem de pré-natal, observamos os principais anseios transmitidos pelas gestantes, sendo assim foi criado um grupo onde os encontros acontecem mensalmente, a fim de estabelecer vinculo e oferecer confiança para as mulheres em relação a gestação e período puerperal. Utilizou-se painel de fotos, roda de conversa, sorteio de brindes e lanche para confraternização. Resultados: Os cuidados utilizados foram à massagem lombar, exercício com bola, deambulação pelo corredor com auxílio e a aromaterapia. Através da utilização destes métodos, foi proporcionado a parturiente um ambiente confortável e preservada a sua autonomia, tornando a mesma a protagonista de seu parto. Percebeu-se a segurança da mesma ao considerar todo o apoio que teve por parte das acadêmicas durante o trabalho de parto. Conclusão: Esta experiência contribuiu para que percebêssemos a relevância da prática da educação em saúde por parte da enfermagem, considerando que estes profissionais dispõem das habilidades necessárias para transformar a realidade da comunidade, através da transmissão de informações, possibilitando assim a transformação das atitudes e desta forma proporcionar melhoria da qualidade de vida e da assistência. Nesta perspectiva, no âmbito da saúde da mulher, a dimensão educativa contribui para o enriquecimento do conhecimento que as mesmas possuem a respeito do próprio corpo, valorizando suas experiências e histórias de vida, além de permitir que as mesmas se tornem sujeitas desses eventos fisiológicos como a gravidez e parto.
Palavras-chave: Enfermagem obstétrica. Trabalho de parto. Cuidados de enfermagem.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.