Educação em saúde sobre o uso de tecnologias não invasivas para alívio da dor no trabalho de parto: relato de experiência

  • Rosiani Gomes de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rikelly Paula Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lívia dos Reis S. Terêncioli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Paula de Assis Sales Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Introdução: No Brasil, a atenção à mulher no ciclo gravídico-puerperal vem passando por transformações. A crítica ao modelo tecnocrático vigente impulsionou a busca por um modelo de assistência humanizado, pautado em evidências científicas, em práticas comprovadamente benéficas, e no resgate da autonomia das mulheres.  Neste contexto a enfermagem vem buscando conquistar e manter seu espaço no campo hospitalar, onde desenvolvem tecnologias não invasivas de cuidado, sendo estas configuradas essencialmente pelo estabelecimento de vínculo entre profissional e cliente, através da comunicação efetiva, acolhimento e formação de uma rede de atenção mais humana de atendimento a parturiente. Objetivo: Relatar a experiência da realização de educação em saúde para um grupo de gestantes sobre o uso de tecnologias não invasivas para alivio da dor no trabalho de parto. Metodologia: Este relato originou-se através do módulo de Estágio Obrigatório, onde as atividades ocorreram em uma Unidade Básica de Saúde de Campo Grande, MS. A escolha do tema ocorreu durante as atividades, onde através das consultas de enfermagem de pré-natal, observamos os principais anseios transmitidos pelas gestantes, sendo assim foi criado um grupo onde os encontros acontecem mensalmente, a fim de estabelecer vinculo e oferecer confiança para as mulheres em relação a gestação e período puerperal. Utilizou-se painel de fotos, roda de conversa, sorteio de brindes e lanche para confraternização.  Resultados: Os cuidados utilizados foram à massagem lombar, exercício com bola, deambulação pelo corredor com auxílio e a aromaterapia. Através da utilização destes métodos, foi proporcionado a parturiente um ambiente confortável e preservada a sua autonomia, tornando a mesma a protagonista de seu parto. Percebeu-se a segurança da mesma ao considerar todo o apoio que teve por parte das acadêmicas durante o trabalho de parto. Conclusão: Esta experiência contribuiu para que percebêssemos a relevância da prática da educação em saúde por parte da enfermagem, considerando que estes profissionais dispõem das habilidades necessárias para transformar a realidade da comunidade, através da transmissão de informações, possibilitando assim a transformação das atitudes e desta forma proporcionar melhoria da qualidade de vida e da assistência. Nesta perspectiva, no âmbito da saúde da mulher, a dimensão educativa contribui para o enriquecimento do conhecimento que as mesmas possuem a respeito do próprio corpo, valorizando suas experiências e histórias de vida, além de permitir que as mesmas se tornem sujeitas desses eventos fisiológicos como a gravidez e parto.

 

Palavras-chave: Enfermagem obstétrica. Trabalho de parto. Cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Rosiani Gomes de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira, Residente do Programa de Residência em Enfermagem, Área de concentração: Enfermagem Obstétrica – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rikelly Paula Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira, Residente do Programa de Residência em Enfermagem, Área de concentração: Enfermagem Obstétrica – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Lívia dos Reis S. Terêncioli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira, Preceptora de Estágio Supervisionado em Rede de Atenção Básica do Programa de Residência em Enfermagem, Área de concentração: Enfermagem Obstétrica – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ana Paula de Assis Sales, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

 

Publicado
2020-06-23
Como Citar
GOMES DE SOUZA, R.; PAULA RODRIGUES, R.; DOS REIS S. TERÊNCIOLI, L.; DE ASSIS SALES, A. P. Educação em saúde sobre o uso de tecnologias não invasivas para alívio da dor no trabalho de parto: relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 64, 23 jun. 2020.