Pintura gestacional como estratégia de empoderamento e desenvolvimento da autoestima

  • Andressa Akeime Yamakawa Tsuha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Lisany Krug Mareto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rayanne Soares de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gabrielle Lorraine Rondon de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Gerson Rafael Alvarenga Monteiro Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Giovanna Liuti da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Caroliny Oviedo Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Herica Montenegro Braz Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sandra Luzinete Felix de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Introdução: Um dos aspectos pertinentes à relação entre a gestante e o feto é a não clareza do ser que está sendo gerado no ventre e a necessidade da gestante de entrar em contato com este de forma menos abstrata. Esta aproximação com o “bebê real” contribui com o aumento da autoestima da mulher na gestação uma vez que as modificações corporais podem repercutir negativamente na mesma e, a autoestima está intimamente relacionada ao empoderamento feminino. A pintura gestacional promove a valorização da experiência do crescimento abdominal bem como a formação do vínculo entre a gestante e o feto. Também conhecida como ultrassom natural, é desenvolvida a partir de técnicas específicas e com o uso da Manobra de Leopold para palpação obstétrica que permite descrever a apresentação, situação e posição fetal juntamente com a ausculta dos batimentos cardíacos fetais. No momento de palpação do abdômen, é possível envolver além da gestante, o pai e outros familiares no reconhecimento do posicionamento do bebê, também são feitas orientações gerais sobre os aspectos da gestação. Método: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos e docentes em uma das ações desenvolvidas em projeto de extensão de uma universidade pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde se deu a pintura gestacional, seguida de ensaio fotográfico, realizados no dia 28 de junho de 2019, na Clínica Escola da mesma universidade. Resultados: Esta ação contou com a presença de 38 participantes incluindo 13 discentes, duas docentes, oito gestantes, dois pais, sete crianças e três mulheres que haviam sido atendidas no projeto. Percebeu-se que, para as mulheres que receberam a pintura gestacional, este momento da ação foi significativo, como um evento comemorativo familiar de descontração e elevação de autoestima e que permitiu criar um espaço de diálogo e de escuta qualificada. As gestantes que receberam o “ultrassom natural” expressaram sua satisfação com o corpo e o estabelecimento de vínculo entre elas e seus bebês. Conclusão: A prática da pintura gestacional aproxima não somente o profissional de saúde à gestante, mas leva a mulher ao um processo intimista com sua gestação. Os passos de localização do feto, ausculta dos batimentos fetais e a pintura realizada pelas enfermeiras docentes e acadêmicos de enfermagem convergem no objetivo da ação e projeto em externar o conhecimento acadêmico e práticas científicas para a população. A ação valoriza a mulher e suas escolhas a reconhecendo como protagonista do processo gestacional além de incentivar a participação efetiva dos pais e família que além de fornecerem suporte a esta mulher, vivenciam em conjunto as experiências da gestação.

 

Palavras-chave: Gravidez.  Enfermagem.  Arte.  Pintura.  Educação em saúde.

 

Biografia do Autor

Andressa Akeime Yamakawa Tsuha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Lisany Krug Mareto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Rayanne Soares de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Gabrielle Lorraine Rondon de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Gerson Rafael Alvarenga Monteiro Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Giovanna Liuti da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Caroliny Oviedo Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira. Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica

Herica Montenegro Braz Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Obstétrica. Docente Substituta do Instituto Integrado de Saúde no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Mato Grosso do Sul

Sandra Luzinete Felix de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste. Docente do Instituto Integrado de Saúde no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Mato Grosso do Sul

Publicado
2020-06-25
Como Citar
AKEIME YAMAKAWA TSUHA, A.; KRUG MARETO, L.; SOARES DE LIMA, R.; RONDON DE SOUZA, G. L.; ALVARENGA MONTEIRO BENTO, G. R.; LIUTI DA SILVA, G.; OVIEDO FERNANDES, C.; MONTENEGRO BRAZ GOMES, H.; LUZINETE FELIX DE FREITAS, S. Pintura gestacional como estratégia de empoderamento e desenvolvimento da autoestima . Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 70, 25 jun. 2020.