Influência do exercício aquático na funcionalidade, dor e equilíbrio postural na amputação unilateral de membro inferior: Estudo Piloto.
Resumo
Introdução: A amputação é um procedimento cirúrgico, cuja intenção é promover perspectivas em relação a função e melhorar o estado de saúde do indivíduo amputado. Dentre as propostas de tratamento a Fisioterapia Aquática (FA) associa a cinesioterapia aos princípios fisicos da água e apresenta evidências de eficácia ao tratamento das disfunções relacionados ao equilíbrio e tem por objetivo otimizar e acelerar o processo de recuperação funcional dos pacientes amputados, todavia há poucos estudos envolvendo amputados tratados com exercício em imersão. Objetivo: Avaliar a influência do exercício aquático na funcionalidade, dor e equilíbrio postural na amputação unilateral de membro inferior. Material e Métodos: Projeto foi aprovado pelo CEP 4.897.547, foi avaliado indivíduo com amputação transtibial (Diabetes Mellitus). A intervenção foi realizada em piscina coberta e aquecida a 32,5 ºC, na profundidade do processo xifóide, pelo período de 8 semanas, na frequência de 2 vezes semanais e com duração de 40 minutos. Foi realizada avaliação do equilíbrio (BERG e plataforma de equilíbrio estático), escala funcional da dor e medida de independência funcional (MIF).Resultados: Na avaliação pré intervenção foram identificadas BERG 11, MIF 85, Escala Funcional de dor 1, Elipse de Confiança (302,6) e deslocamento total de 229, na avaliação pós intervenção foram identificados BERG 13, MIF 117, Escala Funcional de dor 1, Elipse de Confiança (200,7), deslocamento total 43,8. A escala de equilíbrio de BERG houve melhora de 5%, MIF aumentou 25,4 %. Na Plataforma de Equilíbrio K Force Plates apresentou melhora de 101,9 pontos na elipse de confiança e 85,8 pontos no deslocamento total do centro de gravidade. Conclusões: Os exercícios aquáticos (nessa frequência, duração e intensidade) proporcionaram diminuição do deslocamento total do eixo de gravidade na postura estática, causou melhor distribuição do peso entre retropé e antepé dessa forma aumentou a independência funcional do indivíduo amputado.
Palavras-chave: Exercício Aquático. Amputação. Equilíbrio Postural
Copyright (c) 2021 Solange Evangelista dos Santos Carvalho, Fábio Roberto Barbosa Saiki, Patrícia de Moraes Ferreira Brandão, Paulo Henrique Muleta Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.