Resumo: <br>Diagnósticos de enfermagem da NANDA atribuídos a paciente crítico com câncer: relato de experiência. PECIBES, supl. 1, 1, 2015.
Resumo
Na prática clínica do enfermeiro, o diagnóstico de enfermagem faz parte do processo de enfermagem. Nesta etapa, após anamnese dos dados do paciente, o enfermeiro dispõe de ferramentas para identificar vulnerabilidades, potencialidades e agravos, de forma a planejar uma assistência que previna danos e melhore as condições globais e sistematize a assistência. No cuidado prestado ao paciente com câncer, o enfermeiro deve intervir atender as necessidades humanas básicas alteradas e individuais de cada pessoa. Trata-se de um relato de experiência que visa descrever os diagnósticos de enfermagem identificados frente ao paciente com câncer. Aanamnese e exame físico foram realizados em período pós-operatório, no qual o paciente apresentava úlceras por pressão, colostomia, capacidade vesical reduzida e incontinência urinária. Os diagnósticos principais, de acordo coma taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foram conforto prejudicado caracterizado por choro e desconforto com a situação, relacionado ao regime de tratamento e sintomas relativos à doença, integridade tissular prejudicada caracterizada por tecido lesado nas regiões occiptal e sacral, relacionada a alterações no metabolismo e umidade e eliminação urinária prejudicada caracterizada por incontinência urinária, relacionada a dano sensório-motor. Com estas fragilidades identificadas, foi possível estabelecer um cuidado direcionado, que considera a singularidade do paciente frente à doença. Portanto, essa assistência singular foi responsável por proporcionar melhora do estado de saúde do paciente, após o reconhecimento e tratamento dos demais aspectos consequentes e/ou inerentes à doença.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.