Resumo: <br>Avaliação antropométrica de idosos residentes em instituição filantrópica de longa permanência para idosos (ILPI) de Dourados, MS. PECIBES, supl.1, 10, 2015.
Resumo
Adesnutrição é um transtorno corporal produzido pelo desequilíbrio entre o aporte de nutrientes e as necessidades do indivíduo, sendo que a pessoa idosa apresenta tendência a desenvolver desnutrição, devido às mudanças fisiológicas, metabólicas, à incidência de doenças crônicas e debilidades físicas associadas à idade. Nesse contexto, dentre os diversos métodos citados na literatura, destaca-se a antropometria para o diagnóstico da desnutrição, por ser um método não invasivo, de fácil execução, de baixo custo operacional, seguro e que tem um valor preditivo acurado para detectar o risco nutricional. Diante disso, esse trabalho avaliou as variáveis antropométricas de idosos residentes em instituição de longa permanência (ILPI) de Dourados/MS. Foram avaliados os prontuários de idosos com idade ≥60 anos, de ambos os sexos. As variáveis antropométricas avaliadas foram: índice de massa corporal (IMC), dobra cutânea tricipital (DCT) e circunferência muscular do braço (CMB). Para análise do IMC foram utilizados os valores propostos pela Lipschitz (1994), DCT e CMB por NHAMES III (1998). Dos 12 prontuários avaliados, 25% eram do sexo feminino e 75 % do sexo masculino, cuja média etária foi respectivamente 74,3 anos e 77,6 anos. Os resultados indicaram que, quanto ao IMC, 66,7% das mulheres apresentaram-se eutróficas. Os Homens apresentaram maior risco de excesso de peso (55,6%), quando comparados às mulheres (33,3%). Em relação à DCT, todas as mulheres apresentaram desnutrição (100%), mostrando depleção das reservas adiposas. O mesmo evento, não foi observado na população masculina, uma vez que 44,4% se encontraram com obesidade. Aproporção de idosos desnutridos, quanto à CMB, foi relativamente alta em ambos os sexos (44,4% e 33,3% dos homens e mulheres, respectivamente). De acordo com estes resultados, conclui-se que os idosos residentes em instituição de longa permanência da cidade de Dourados apresentam risco nutricional, o que implica a necessidade de intervenções.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.