Resumo: <br>Complicações puerperais no alojamento conjunto de um hospital de ensino federal. PECIBES, supl.1, 25, 2015.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência de complicações puerperais no Alojamento Conjunto de um Hospital de Ensino Federal. Para tal, realizou-se um estudo transversal por meio da aplicação de um instrumento de coleta de dados em 21 prontuários de puérperas internadas no Alojamento Conjunto, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMS sob protocolo CAAE 42321514.4.0000.0021. Dentre os principais resultados verificou-se que 80,95% das puérperas eram pardas e 23,80% possuíam ensino fundamental incompleto. Com relação aos dados obstétricos, 80,95% das puérperas eram multigestas, 90,47% realizaram o pré-natal e 80,95% apresentaram intercorrência registrada em seus prontuários referente ao período pré-natal, sendo mais prevalente a infecção do trato urinário (47,05%) seguida de Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (35,29%). Houve 12 cesarianas no período (57,14%) e entre as complicações pós-parto mais prevalentes observou-se o uso de antibioticoterapia profilática como rotina (80,95%), sangramento (14,28%) e transfusão sanguínea (9,52%). Os registros da equipe de saúde sobre as orientações, complicações e evolução pós-parto mostraram-se incipientes, fato este que merece reflexões sobre a prática, porque o cuidado não registrado não é reconhecido como realizado e implica em diferentes desdobramentos, incluindo os que envolvem questões legais do exercício profissional. O conhecimento das características sociodemográficas e obstétricas das puérperas atendidas no Alojamento Conjunto permitirá que a enfermagem e equipe multidisciplinar se atentem aos fatores de risco que podem levar à puérpera a desenvolver uma complicação mais tardia no puerpério, e dessa forma sistematizar sua assistência para que esses eventos não ocorram
Publicado
2017-09-20
Como Citar
LIMA, L. C. M. DE; SALES, A. P. A. Resumo: <br>Complicações puerperais no alojamento conjunto de um hospital de ensino federal. PECIBES, supl.1, 25, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.