Resumo: <br>Assistência de enfermagem ao paciente submetido à gastrectomia total: um relato de experiência. PECIBES, supl.1, 40, 2015

  • Stefani Carvalho dos Santos
  • Ana Paula de Assis Sales

Resumo

A gastrectomia total é a remoção completa do estômago e o estabelecimento de uma anastomose entre jejuno e o esôfago (esofagojejunostomia). É realizada com a intenção curativa ou como um procedimento paliativo para remoção de uma lesão maligna do estômago e metástases nos linfonodos adjacentes. Na sistematização da assistência de enfermagem, após o histórico e o exame físico, os diagnósticos de Enfermagem, de acordo com NANDA(2011) se tornam subsídios para o planejamento das intervenções em saúde. O objetivo desse estudo foi identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem, e levantar as principais intervenções em Enfermagem ao paciente submetido à gastrectomia. Durante o módulo Estágio Obrigatório da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi realizado um Estudo de caso, assistindo integralmente o paciente durante o seu período de internação. As avaliações demonstram que o paciente submetido a esse tipo de cirurgia é classificado com alguns diagnósticos de Enfermagem, dentre eles, Integridade da pele Prejudicada; Risco de sangramento; Risco de Infecção; Motilidade gastrintestinal disfuncional; Deglutição Prejudicada; Risco de Nutrição Desequilibrada Menos que as Necessidades Corporais; Risco de Desequilíbrio Eletrolítico; Conforto Prejudicado; Dor aguda; Síndrome de Estresse por Mudança. Dentre as diversas intervenções que o paciente necessita, as prioridades estão relacionadas em Manter e promover conforto, higiene e segurança; Promover a integridade tissular; Prevenir risco de aspiração; Acompanhar a evolução clínica diariamente; e Estabelecer vínculo e comunicação com acompanhante e paciente. Assim, considera-se que o indivíduo quando permanece em um período de internação prolongado, apresenta fatores de risco não apenas biológicos, mas psicológicos, espirituais relacionados ao enfrentamento da situação e até sociais. Portanto é importante a atuação da enfermagem, junto a outras profissões, fornecendo uma atenção multiprofissional, atendendo as necessidades bio-psico-sociais, espirituais, e individuais de cada paciente. Colaborando para uma assistência em saúde melhor para todos.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
SANTOS, S. C. DOS; SALES, A. P. DE A. Resumo: <br&gt;Assistência de enfermagem ao paciente submetido à gastrectomia total: um relato de experiência. PECIBES, supl.1, 40, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.